A primeira (e principal) rota capixaba

publicado por Tiago dos Reis em 02 de maio de 2010
Compartilhar este artigo:

A primeira rota criada pelo Governo do Estado para organizar de vez o turismo no Espírito Santo foi a “Rota do Sol e da Moqueca”, que agrega os carros-chefes da cultura capixaba: praia, religião e gastronomia. Nela estão incluídos os municípios de Vitória (capital), Vila Velha, Serra, Guarapari e Anchieta. Com exceção deste último, todos os outros pertencem à região metropolitana de Vitória,  o que facilita e muito o trânsito entre eles (Guarapari, o mais distante, está a 30km de distância da capital, separado por uma rodovia privatizada, com pistas duplicadas e ótimas condições de tráfego). Por isso, essa é a rota mais comum – e mais viável – para os turistas que chegam por aqui. Considerando ainda que praticamente todos os principais pontos turísticos do Estado estão nessa rota é muito fácil se contentar com ela, riscando o Espírito Santo da sua wish list. A escolha é sua!

Os atrativos que o Governo do Estado elege como referência nessa rota são os seguintes: a) a moqueca e a torta capixabas; b) a panela de barro; c) o vital (?), antigo carnaval fora de época de Vitória; d) as tradições folclóricas da Serra (Festa de São Benedito e Bandas de Congo); e) as igrejas de Vila Velha e o famoso Convento da Penha; f) o Farol de Santa Luzia; g) o Museu Ferroviário; h) o patrimônio histórico e religioso de Anchieta; e, é claro, i) as praias, que tem em Guarapari o seu auge. Pretendo falar sobre cada um deles aqui no blog, avaliando o que, na minha opinião, vale e o que não vale a pena. Vou apresentá-los de forma a facilitar o trabalho do turista tanto no que diz respeito à seleção dos passeios (quais lugares combinar) quanto na sua efetiva execução (meios de acesso, como chegar, horários de visitação, gastos etc).

Mas, evidentemente, não vou me restringir a esses pontos turísticos. Falarei sobre tudo aquilo que considero interessante para ser visitado e conhecido nos limites dessa rota, como que complementando – ao meu jeito – as indicações oficiais.

Está dada a largada para conhecermos a primeira – e mais famosa – rota capixaba!

Siga o “Rotas” no Twitter e Instagram
Curta o “Rotas” no Facebook
Compartilhar este artigo:

Comentários

  1. Eduardo Altoé
    03 maio 2010

    Caramba Tiagão… to vendo que você está entusiasmado mesmo com esta história de blog.
    Tô até pensando em criar um pra mim também, volatado à prática de execícios físicos..
    abç

    • 05 maio 2010

      Pois é, Zé. É o tal negócio: comer, coçar e blogar é só começar… rs

  2. Karol
    22 maio 2010

    Tiago, até me arrepio quando vc começa um ditado…rsrsrsrs

  3. Amanda Missel
    12 out 2013

    Oi Thiago! No próximo fds irei p Guarapari. Ficarei hospedada em Setiba. Tem alguma dica de passeios, praias, etc?

    • 13 out 2013

      Oi, Amanda! Pra falar a verdade, eu sou muito fraco no assunto “Guarapari”. Essa é a minha maior falha. Por isso eu não vou saber te ajudar com isso. 🙁

  4. LILIANE MACHADO
    29 jun 2023

    Oi, Thiago!

    Moro no Rio e pretendo conhecer a cidade natal de meu pai – Muniz Freire – e também a cidade em que ele cresceu – Cachoeiro de Itapimirim. Queria, porém, tomar como base uma cidade/região mais turística. Pensei em algum ponto do litoral sul de Vitória (Guarapari? Marataízes?) ou a Pedra Azul…

    O que vc me sugeriria? A ideia é viajar em dezembro ou janeiro.

    Muito obrigada
    Liliane

  5. 13 ago 2023

    Oi, Liliane! Mil desculpas pela demora. Seu comentário acabou ficando perdido na minha caixa de comentários.
    Queria pedir para você me mandar um email para tiagodosreis@gmail.com. Fica mais fácil de conversarmos por lá, pode ser?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.