A Igreja dos Casamentos Duradouros e Felizes

publicado por Tiago dos Reis em 31 de maio de 2010
Compartilhar este artigo:

Bem pertinho do Palácio Anchieta, seguindo reto na rua que se inicia em frente ao Palácio Domingos Martins, você encontra uma das “igrejinhas” mais bonitas e originais de Vitória, a Igreja de São Gonçalo. De aspecto simplório e tamanho pequenino, ela é uma das maiores vítimas da crueldade paisagística perpetrada no centro da cidade. Apesar de ter sido construída numa das partes mais altas da antiga Vila, a Igreja está hoje espremida entre prédios e imóveis mal conservados que nos impede de avistá-la em pontos mais baixos como antes e torna impossível uma foto de perspectiva.

A história da Igreja de São Gonçalo começa em 1707, quando duas Irmandades com as evocações de Nossa Senhora do Amparo e Nossa Senhora da Boa Morte construíram uma pequena capela no local. Anos depois, a capela foi demolida para dar lugar a uma verdadeira Igreja, consagrada a São Gonçalo de Garcia, santo de devoção da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, a única que permaneceu. A nova configuração da Igreja foi inaugurada em 1766.

As fundações são em alvenaria de pedra, argamassas com cal, borra de óleo de baleia e areia. A fachada principal, com características barrocas, possui três janelas no coro e três portas, sendo a do meio a maior. Internamente, a Igreja dispõe de nave única sem detalhes decorativos e com coro, separada da capela-mor por um arco cruzeiro bastante alto. No altar, que tem entalhes em madeira pintados a ouro, repousam as imagens de Nossa Senhora da Boa Morte, em posição deitada e protegida por uma tampa de vidro; Nossa Senhora das Neves, na sacristia; e Santo Inácio de Loiola e São Francisco Xavier, herdadas da antiga Igreja de São Tiago.

O auge da Igreja de São Gonçalo ocorreu no início do século XX quando ela foi transformada em sede paroquial – após a demolição da Igreja de São Tiago (atual Palácio Anchieta) – e recebeu os ofícios religiosos da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória, demolida para a construção da nova Catedral Metropolitana. Atualmente, porém, ela não possui atividade regular e é administrada por uma entidade privada, a Arquiconfraria de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção.

Ela está aberta à visitação de terça a domingo, inclusive feriados, das 09 às 17 horas. Em seu interior, há sempre um guia credenciado pela Prefeitura de Vitória para receber o turista e passar maiores informações. Também é possível fazer uma visita guiada à Igreja, aos sábados e domingos, através do Projeto Visitar da Prefeitura de Vitória. Sobre isso, no entanto, falarei em outro post.

A Igreja de São Gonçalo é carinhosamente chamada de Igreja dos casamentos duradouros e felizes. A origem do título eu ainda não consegui descobrir, mas algo me diz que ele é realmente merecido. Afinal, eu me casei lá!

(Fonte: Folder do Projeto Visitar e Livro “Espírito Santo: Aspectos Histórico e Religioso”, de Cláudio Rodrigues)

Siga o “Rotas” no Twitter e Instagram
Curta o “Rotas” no Facebook
Compartilhar este artigo:

Comentários

  1. Maria
    14 jul 2010

    Oi Tiago!!
    Conheci o seu blog lá pelo Ricardo Freire e adorei!!
    Parabéns pela iniciativa!!
    Acho a Igreja São Gonçalo linda, uma graça mesmo, acredito piamente que a fama que ela carrega não é à toa, conheço várias pessoas que se casaram lá (inclusive minha avó) e muito em breve será a minha vez!!

  2. 14 jul 2010

    Oi, Maria, obrigado pela visita!
    E seja bem-vinda ao time dos noivos da Igreja São Gonçalo! Sem dúvida, há algo especial nessa Igreja que justifica a sua fama.

  3. Priscilla
    17 jan 2011

    Ei gente!
    Alguém sabe um contato da igreja São Gonçalo, quero saber como está a agenda para o ano de 2012, como faço pra conseguir o contato de alguém?

    Obrigado

    • marcosmarcal
      18 jan 2011

      Olá, Priscilla, ligue para a Catedral (3223-0590) e eles te passarão o telefone do responsável pela Igreja São Gonçalo. Quando me casei, o atendimento pessoal na São Gonçalo acontecia todas as quintas-feiras, no período da tarde. Boa sorte.

      • Priscilla
        19 jan 2011

        Oi Marcos, muito obrigado!

        Vou entrar em contato para saber como estar a agenda, na época em que se casou foi difícil para conseguir data? o meu casamento é para o ano que vem de junho a dezembro/2012 ainda não marquei a data.

        Obrigado.

    • marcosmarcal
      19 jan 2011

      Me casei em setembro de 2008. Fiz a reserva no início de 2007 – fevereiro ou março… Em julho(!) de 2007, encontrei uma amiga que tentou o mesmo mês que eu e não conseguiu um sábado disponível. Acho que depende muito do mês e do dia da semana… Boa sorte!

  4. Rosemberg Oliveira
    18 fev 2011

    Tiago, bom dia, boa tarde, boa noite.
    Descobri o seu blog por sugestão da Ana, a mãe da Mariana, minha piturruxa! Valeu a sua boa ideia. Siga firme, outras rotas virão!
    Um abraço,
    Rosembritodeoliveiraberg

    • 18 fev 2011

      Fala, Rosembrito! Que saudade d’ocês, sô!!! Como estão as coisas aí no norte, hein???
      Brigadão pela sua visita aqui no blog. E fala com a Ana que a nossa visita a São Mateus não deve tardar, se Deus quiser. Preciso anotar as rotas mateenses… rs
      Manda um bjão para ela e para a Mariana, que já deve estar uma moça, não é mesmo?
      Abs

  5. BOM DIA
    18 jun 2014

    Bom Dia,Eu Me Casei,nesta Igreja, De SÃO CONÇALO,Obrigado NADRA ABRÃO SALIM

  6. Andressa Paula
    27 jun 2014

    Esta igreja é o sonho de qualquer noiva. Um dia quem sabe caso nela <3

  7. Thais
    13 jun 2016

    Bom dia!! Voce saberia me dizer a capacidade de pessoas na igreja? Estou na duvida se faco a cerimonia la por conta do numero de pessoas…
    Obrigada!

  8. 05 nov 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.