O Mapa dos Monumentos Históricos do Centro de Vitória
Para facilitar a vida do turista interessado em conhecer os monumentos históricos do Centro de Vitória comentados aqui no Rotas, estamos divulgando aí em cima o mapa da região com a rota sugerida.
Da esquerda para a direita, seguindo a linha azul traçada, você vai conhecer: a) o Palácio Anchieta; b) a Igreja de São Gonçalo; c) o Convento de São Francisco; d) o Convento do Carmo; e) a Capela de Santa Luzia; f) a Catedral Metropolitana; g) a Praça Costa Pereira, com o Theatro Carlos Gomes ao fundo; e h) a Igreja do Rosário.
Considere gastar 15 minutos de caminhada entre um ponto e outro e mais 15 para conhecê-lo por inteiro. A exceção fica com o Palácio Anchieta por causa da visita guiada (com duração aproximada de 1 hora) e das exposições de arte que freqüentemente se instalam por lá.
Uma última observação se faz necessária.
Durante a semana, a “cidade alta” – como é conhecido o centro histórico de Vitória – é bastante movimentada em função dos inúmeros prédios públicos que ali funcionam. Por isso não há problema em caminhar sozinho pela região, bastando que se tomem as precauções básicas comuns a qualquer tipo de cidade brasileira. Mas, no final de semana, o movimento diminui e a sensação de segurança nas ruas também, tornando desaconselhável o passeio solitário. Se você não tiver outra opção de dia, tente agendar a visita guiada através do Projeto Visitar (veja como aqui) ou, então, faça o percurso entre os pontos – onde isso é possível – de carro, pois dentro dos monumentos há segurança.
Leia matéria em meu blog de como utilizar a arte para criar uma consciência de preservação do patrimônio histórico material e imaterial. Caso Município de Senador Pompeu, Ceará. Leia, comente e divulgue:http://www.valdecyalves.blogspot.com/
Olá Tiago, estou indo neste fim de semana para Vitória. Pretendo fazer este roteiro no sábado de manhã, também é perigoso nesse horário?
Obrigada,
Aline
Oi, Aline. Nos finais de semana, o movimento no centro diminui bastante porque a maioria dos órgãos públicos que ali funcionam está fechada.
Mas, de manhã, não há perigo, não. É só tomar as precauções normais de toda cidade grande e não dar bandeira com objetos de valor no meio da rua.
Aproveite o passeio.
Tiago
Olá, quero agradecer a este blog por esta — e tantas outras — postagem sobre a cidade. Estive em Vitória no último fim de semana e fiz exatamente esse roteiro no centro histórico / cidade alta.
Conheci tb o Forte de SFco — outra dica deste blog –, e acho que muito pouca gente sabe que é possível conhecer.
Meu muito obrigado e meus parabéns.
Oi, Marcelo. Muito obrigado pelo seu feedback! Fico feliz que eu tenha te ajudado.
Abs,
Tiago
Sou Prersidente da Comunidade do centro Historico , para melhorar a imagem do nosso centro Historicos para as péssoas que visitam a nossa cidade , estamos solicitando as Autoridades , das Secretarias de Turismo e Secretaria da Cutura, no ambito Muniocipal e Tambem com a Contribuição da Secretaria de Turismo Estado, e Cultura , acho ainda que temos que ter profissionais trabalçhando , aos domingos Feriados a disposição dos visitantes , por exemplo quando estamos no Verão , e Criar a Guarda Estadual, para a proteção dos Visitantes, encentivar os empresarios para que constroi restaurante e com as nossas comidas tipiucas , como a Nossa moqueca Capixaba , manter os monumentos historicos todos aberto para a visitaçãop das comunidades locais tambem.
Atenciosamente
Presidente da Comunidade do Centro Historico de Vitoria
Jose Irineu Ferreira
ferreirajif@ig.com.br
27- 9941-2842
Olá! Vou passar o fim de semana de 22 e 23 de outubro em Vitória e gostaria de conhecer o centro no sábado de manhã, a pé. A recomendação para fazer o passeio de carro ainda vale? Estarei acompanhada apenas do meu namorado. É inseguro?
Obrigada!
Obrigadaaaaaa! Vou fazer seu roteiro! 🙂
quero saber como eu faco o retorno para cariacica estou no centro de vitoria na av. getulio vargas na altura do porto de vitoria