Corrida Dez Milhas Garoto – relato de um sobrevivente
Criada em 1989, ano em que a Fábrica de Chocolates Garoto comemorava seu 60º aniversário, a Corrida 10 Milhas Garoto é um dos grandes eventos esportivos do Espírito Santo. Conhecida como a “corrida mais gostosa do Brasil”, a prova é oficializada pela Confederação Brasileira de Atletismo e conta com aprovação da Federação Internacional de Atletismo Amador.
O maior atrativo da prova é seu trajeto. A largada acontece na Praia de Camburi em Vitória, seguindo pela Praia do Canto e Enseada do Suá até chegar à Terceira Ponte (ponto alto da corrida, nos dois sentidos). Aliás, para muitos, esse é o ponto final (tá pensando que é fácil encarar uma subida depois de sete quilômetros de corrida?)… Em Vila Velha, o destaque fica com o trajeto da Av. Gil Veloso, e a vista da Praia da Costa em seu trecho mais nobre e tradicional.
Sempre senti um pouco de frustração por nunca ter participado. Ora, devemos prestigiar os eventos da nossa terra… Além disso, queria experimentar o orgulho de poder dizer que havia completado os 16 quilômetros e 90 metros do percurso. Então, neste ano, resolvi deixar a preguiça no sofá da sala e fiz a inscrição!
Três meses antes, iniciei uma tímida preparação. Uma corrida na esteira da academia na quarta, outra no calçadão no domingo. Parece pouco. E é mesmo. Dizem que estado físico ideal é alcançado com um treino de 40 Km por semana… Eu tava bem longe disso, e sem tempo para intensificar.
Nas duas semanas que antecederam a prova, quase não consegui treinar. Confesso que pensei em desistir. Tive até uma proposta de um interessado que queria comprar meu kit. Comecei a considerar seriamente a idéia de não participar. Na véspera, fui buscar o tal kit bastante desanimado. Aí passei pela Praia de Camburi toda enfeitada, com as placas dos patrocinadores, e comecei a entrar no clima. Chegando na Praia do Canto, um cartaz dizia “Vitória torce por você!”. Na retirada do kit, que acontece na sede da fábrica, localizada no bairro Glória, em Vila Velha, o ambiente estava contagiado pela ansiedade e alegria dos mais de seis mil inscritos. Lá, outro cartaz: “A Glória é todo sua!” Pensei comigo mesmo: vou participar, nem que seja para correr só quinhentos metros.
No domingo, 15 de agosto, lá estava eu. Largamos. Ao longo do percurso, vê-se de tudo: as crianças que acabaram de participar da corrida Garotada, a mulher maravilha tirando foto do batman, jovens atletas com pose de corredores de elite, senhorinhas reclamando das assaduras provocadas por corridas anteriores… O que mais impressiona, entretanto, é a solidariedade que envolve os competidores e a platéia. Todos torcem por todos. Famílias inteiras à beira do asfalto, oferecendo água e chamando os corredores pelo nome (estampado no número de inscrição, que deve ser afixado à camiseta).
Na subida da ponte, comecei a sentir uma dor no joelho. Pensei que me bastavam pulmões, mas as articulações também devem estar em forma. Após o oitavo Km – logo ao término da descida da ponte – passei a alternar entre caminhada e corrida. Depois de 14 Km, praticamente só andei… A dor aumentou tanto, que achei que nunca mais andaria na vida… Na chegada, o desmazelo em pessoa, mas feliz. A Glória era toda minha.
P.S.: A prova foi vencida pelo Marilson dos Santos, com o tempo de 47 minutos e 45 segundos, recorde do evento. O brasiliense embolsou a quantia de R$ 10.000.
Quer conhecer os calendário das corridas de rua no ES? Então acesse o site da Associação dos Corredores do Espírito Santo – ACOR-ES: http://acor-es.org/
Tiago,
PARABÉNS por ter completado a prova!!!
Poxa, nem sabia que vc tinha participado… Podíamos ter feito uma enorme torcida pra vc!!!
Bjs.
Ops… desculpa!
Bem que estava achando MUITO estranho o Tiago ter participado e COMPLETADO essa prova…
Então, com a devida correção:
PARABÉNS, Marçal!!! A glória foi toda sua!!!! rsrsrs
Abçs,
Gabi Voss P. Valente
Pô, Gabi! Como assim, estranho? rsrs
Pode deixar que ano que vem a torcida será convocada!
Bjão
Valeu, Gabi.
Realmente, ao Tiago ainda falta a pujança necessária!!! rssrs. Mas ele tá treinando na praia… Vamos ver no ano que vem!
Abs,
Marçal
Aguardo anciosamente, o relato do tiago dos Reis, sobre a 22 dez milhas garoto…
Desde já me ofereço para treina-lo…
Grande abraço!
Egydio Costa
Pô, Egydio, será que eu aguento? rsrs