A Rota do Verde e das Águas

publicado por Tiago dos Reis em 11 de setembro de 2010
Compartilhar este artigo:

A Rota do Verde e das Águas abrange todo o litoral norte do Espírito Santo, integrando os municípios de Aracruz, Linhares, São Mateus e Conceição da Barra. Ao todo são 261 km de estradas que separam a capital Vitória do ponto final da rota – a vilazinha de Itaúnas – em Conceição da Barra.

Como o próprio nome já diz, a rota tem como principais destaques o verde das reservas naturais (só o Município de Linhares tem 25% das reservas de Mata Atlântica do Estado) e as águas – doce e salgada – das praias e lagoas presentes em todos os municípios. De brinde, ela também te oferece a oportunidade de conhecer tribos indígenas em Aracruz, dois projetos TAMAR (um em Linhares e outro em São Mateus), um sítio histórico em São Mateus e a rica tradição cultural de Conceição da Barra, como o Baile de Congo e a festa de Ticumbi. O auge da rota, no entanto, está mesmo nas dunas, no ecossistema, na história e, claro, no forró daquele que é, de longe, o vilarejo de praia mais gostoso do Espírito Santo: Itaúnas.

A partir de agora, a Rota do Verde e das Águas também será assunto recorrente aqui no “Rotas”. Entre um post e outro, vamos dar destaque aos pontos altos desse roteiro, convidando o leitor a conhecer as belezas e os encantos da região menos freqüentada – e mais injustiçada – pelos capixabas do centro. E, como não poderia deixar de ser, a apresentação da nova rota começará pelo fim: uma série especial sobre a Vila de Itaúnas já está sendo preparada. Aguardem!

Siga o “Rotas” no Twitter e Instagram
Curta o “Rotas” no Facebook
Compartilhar este artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.