Restaurante Gaeta – 45 anos

publicado por Tiago dos Reis em 13 de janeiro de 2011
Compartilhar este artigo:

No próximo dia 15 completam 45 anos desde que a Dona Idalina Vieira e o Sr. Nhozinho Matos inauguraram um dos melhores (para muitos, o melhor) restaurante de frutos do mar do Espírito Santo. Com o nome inspirado no arquipélago de três ilhas, que podem ser vistas da Praia de Meaípe, a casa é laureada pelo Guia Quatro Rodas desde 1988.

Ao fundo, as ilhas Gaeta

Tanto tempo serviu para apurar o tempero do nosso mais famoso prato – a moqueca capixaba – e também para acumular histórias. Vale registro a do dia em que o restaurante recebeu engenheiros da mineradora Samarco que não consumiam qualquer alimento de origem animal. Para não os privar do sabor das nossas moquecas, Dona Idalina tratou de providenciar uma moquequinha de banana. O sucesso foi tão grande que o prato é reproduzido em praticamente todos os restaurantes de frutos do mar do nosso estado.

Minha mãe e a Dona Idalina

O Sr. Nhozinho não é menos inventivo. É de sua autoria o drink que leva destilado, leite condensado e suco de maracujá – nacionalmente conhecido como parafuso.

Estivemos lá no último sábado e nossa pedida foi a Moqueca de Badejo com Camarão Branco (3 postas – R$ 122,00). O prato acompanha arroz (bem servido), pirão e a moquequinha de banana. Para mim, fã incondicional da boa moqueca, trata-se de uma experiência gastronômica indescritível.

A moqueca de badejo com camarão branco, fotografada depois que os ansiosos comensais já haviam se servido.

Não podemos encerrar este post sem explicar a referência estampada na primeira foto: “a moqueca do Jornal Nacional”. É que no ano passado, durante a séria de reportagens “JN no ar”, a cidade de Guarapari foi sorteada a representante do ES. Então, adivinha qual foi o restaurante escolhido pelo Ernesto Paglia para almoçar?!? Não se lembra? Clique aqui

Informações úteis:

Restaurante Gaeta – Avenida Santana, n.º 47, Meaípe, Guarapari – tel. 3272-1202.

Como chegar – principal rua de Meaípe, na beira da praia.

Nível de Contaminação pelo PAC – totalmente erradicado.

Siga o “Rotas” no Twitter e Instagram
Curta o “Rotas” no Facebook
Compartilhar este artigo:

Comentários

  1. 13 jan 2011

    Taí o verdadeiro templo da Moqueca Capixaba!

  2. Giliane
    28 maio 2011

    Tiago, concordo plenamente com você!!!
    A moqueca do Gaeta é a melhor, não tem pra ninguem…

  3. Pingback: Para entender (e amar) Guarapari! - Rotas Capixabas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.