As Rotas do Thiago
Hoje, quem dá as dicas é um leitor bem participativo aqui do “Rotas”: o meu xará, Thiago Lorencini. De tão participativo, o Thiago já meu deu até puxão de orelha quando descobriu, após ler os nossos posts, que eu ainda não falara sobre o Sul do Estado!!!
Bronca merecida, Thiago!!!
Mas a nossa campanha está aí para isso mesmo: revelar as dicas dos nossos leitores para mostrar que o Espírito Santo tem muitas outras rotas além do “Rotas”!
Por isso, curta as rotas do Thiago com foto, mapa e tudo.
Nome: Thiago Lorencini do Nascimento
Idade: 23
Cidade onde reside: Cachoeiro de Itapemirim – ES
Qual é a sua rota (destino) preferida no Espírito Santo? Por quê?
Pedra Azul, devido a um conjunto de fatores como a cultura e tradição de sua colonização, clima, e a beleza da natureza que marca forte presença na região.
Qual é a sua praia preferida no Espírito Santo?
Itaipava e Itaoca, são duas praias separadas apenas por uma pedra, gosto de lá por ser uma praia mais familiar durante o dia e a noite por suas festas mais tranqüilas e sem brigas. Chegam muitos turistas, em sua maioria vindos de minas gerais, proporcionando um ambiente muito bacana para todos. E não posso deixar de lado esse incrível nascer do sol que registrei.
E qual é a sua rota (destino) preferida no inverno?
Pedra Azul, não tem nada melhor que subir aquela serra de moto no inverno, e chegar num lugar tão aconchegante de clima agradável
Qual é o seu recanto gastronômico predileto (uma região, um bar, um restaurante, etc)?
Na orla de Piúma, o restaurante Ancoradouro, lá tem o melhor Risoto de Camarão que já comi, recomendo a todos. E o detalhe mais interessante é que se você pedir eles te entregam a receita de qualquer prato.
Qual lugar do Espírito Santo é inesquecível para você?
Acho meio difícil especificar um lugar especificamente inesquecível, acho que cada parte do estado tem seu lugar inesquecível que vale a pena ser visitado.
Quais as rotas (destinos) que você recomenda para quem quer conhecer o Espírito Santo?
Recomendo fazer o seguinte trajeto que eu denomino Contorno Sul Capixaba. Com cerca de 350 km, partindo de Marataízes você vai seguindo para o norte conhecendo todo o litoral, suas histórias e belezas até chegar a Vitória. Então deve-se seguir para a BR262 onde se entra na região serrana conhecendo toda sua cultura e tradição das colonizações em diversas cidades até em Venda Nova do Imigrante, de lá segue-se até Castelo que também é marcada por sua colonização e em seguida Cachoeiro de Itapemirim, terra do Rei Roberto Carlos, sede da única fábrica especializada em pios artesanais da América Latina e da lendária Pedra do Frade e a Freira.
E quem quiser mais um pouco de história do ES pode dar um pulo em Muqui e Mimoso do Sul, rica em casarões históricos e forte em seu folclore.
Acho incrível esse forte contraste entre história, natureza e desenvolvimento. Uma hora você está no litoral com sua beleza e sua história, pouco mais adiante você já está na maior metrópole capixaba, em seguida você está rodeado de cidades com forte presença de sua colonização e de repente você volta ao sul com suas histórias e belezas naturais.
Valeu, xará!
Participe você também da Campanha “As Rotas do Leitor” (clique aqui).
Que legal ler a referência à fábrica especializada em pios artesanais! Muito bem lembrado, Thiago!
Parabéns pelas dicas e pelas fotos!
valeu a oportunidade de mostrar um pouco mais aqui da região!!
Eu que agradeço, Thiago. Você tem passe livre por aqui!
COMO TE AMO ESSA CIDADE DE ESPIRITO SANTO. BOA NOITE.