A subida ao Pico da Bandeira pelo Espírito Santo
O Pico da Bandeira é, de longe, o principal atrativo da Rota do Caparaó Capixaba. Subir até o seu cume, a 2.890 metros de altitude, é o objetivo de 10 entre 10 turistas que visitam a região. E não é pra menos. Todo mundo quer ver com os próprios olhos o que se vê de cima do ponto mais alto do país.
Tudo bem. Eu sei que, geologicamente falando, o Pico da Bandeira não é o ponto mais alto do país. O Pico da Neblina, do alto de seus 2.993 metros, e o seu vizinho 31 de Março, com seus 2.992 metros, estão aí para estragar a nossa festa classificatória. Mas, a não ser que você encare ir até Manaus, viajar 800 km até a aldeia ianomâmi de Maturacá, subir o rio Cauaburi em canoa motorizada até o Igarapé Tucano e, depois, caminhar por mais 4 dias até o topo dos dois picos, vai ter que concordar comigo que o Pico da Bandeira é, sim, o ponto mais acessivelmente alto do país. E ponto.
Pra que sofrer tanto por causa de míseros 100 metros a mais, não é mesmo? 😀
E o melhor de tudo é que nós, capixabas, nem precisamos mais sair do Estado e ir para Minas Gerais para se sentir por cima da cocada preta lá no topo do Pico da Bandeira. É que, desde 1998, o monopólio da trilha mineira foi definitivamente quebrado com a abertura de uma trilha também pelo lado capixaba. Com isso, ficou bem mais fácil “capixabizar” o pico!!!
Fácil é maneira de dizer. Subir o Pico da Bandeira está longe de ser fácil. Para mim, essa foi a trilha mais difícil que fiz até hoje. Acumulei uma relativa experiência em trilhas nas minhas últimas viagens pelo Brasil, incluindo a Chapada Diamantina (que você acompanhou aqui) e os Canyons do Parque Nacional dos Aparados da Serra e Serra Geral, na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. Mas, no quesito “língua pra fora”, nenhuma delas foi páreo para a trilha do Pico da Bandeira.
O percurso da trilha capixaba é bastante acidentado e íngreme. Na subida, a gente sofre com a falta de ar por causa da altitude, já que a caminhada começa a mais de 2.100 metros de altura. Na descida, o obstáculo é outro: o impacto no joelho e a tensão nas costas e no pescoço por ter que ficar olhando o tempo todo para baixo (no nosso caso, a tensão era ainda maior por estar chovendo). Não vou negar: após 7 horas de subida e descida, eu cheguei um caco ao final do passeio.
Quem já subiu o pico pelos dois lados diz que a trilha mineira é mais fácil. Por lá, você caminha mais (no total são 9 km de caminhada), mas a subida mais pesada se concentra nos 2 km finais. No Espírito Santo, os 4,2 km de caminhada são de subida forte, como eu falei. Mas, por isso mesmo, diz-se que, por aqui, o visual da trilha é mais belo e dramático. Você já começa andando bem no topo das montanhas e, em quase todo o percurso, tem uma visão bem mais ampla da paisagem.
Você só precisa entrar em um acordo prévio com São Pedro para ele não estragar a sua festa! A minha foi pro brejo nas duas vezes que eu subi o pico. Na primeira, por Minas Gerais, eu sequer consegui chegar ao topo por causa de um chuva torrencial que caiu quando eu estava no finalzinho do percurso. Nessa última, a chuva fina não chegou a me impedir de alcançar o topo, mas o tempo nublado tapou completamente a paisagem.
O resultado foi esse:
Não foi a subida que eu imaginava, claro! Mas presenciar, de pertinho, aquele vai-e-vem de nuvens até que foi legal. Foi como se eu fizesse parte de um fenômeno meteorológico. Bastavam 15 minutos para um vale ser totalmente encoberto por uma neblina intensa. E depois mais 15 minutos para essa neblina se dissipar. E na maior parte do tempo, nós estávamos acima das nuvens!!
Mas eu sei que a grande maioria dos visitantes não quer subir o pico apenas para vivenciar uma aula prática de meteorologia (eu também não queria!). Por isso, se você não tem acesso direto com São Pedro, o melhor mesmo é apostar nos períodos de menor incidência de chuvas. O inverno, especialmente o mês de julho, é a melhor época. Mas se prepare para enfrentar um frio congelante. Lá em cima, as temperaturas chegam a ficar negativas.
De qualquer forma, com chuva ou sem chuva, a trilha pode ser apreciada também sob outra ótica: a da flora. Não precisa nem ser botânico para se encantar com as mil e uma flores que a gente encontra pelo caminho:
Vale lembrar que o Parque Nacional do Caparaó abriga uma das maiores e mais importantes reservas de mata atlântica do país! E no lado capixaba, a vegetação é ainda mais exuberante por causa do clima mais úmido.
Além disso, nada substitui a incrível sensação de liberdade e poder que se tem ao chegar em cima do pico. É como se você estivesse no lugar mais privilegiado do país, assistindo a tudo e a todos de camarote. Ninguém há de te reprovar se você pensar que, por alguns instantes, tem o Brasil aos seus pés. Mas deixa eu mudar logo de assunto antes que isso aqui descambe para um arremedo de auto-ajuda!
Voltando ao que interessa… a portaria capixaba do Parque está localizada a aproximadamente 9 km do Distrito de Pedra Menina, em Dores do Rio Preto. Digamos que Pedra Menina é a principal base do Caparaó Capixaba. No seu entorno estão os principais empreendimentos do trade turístico da região, incluindo a Pousada Villa Januária, onde nos hospedamos e sobre a qual falarei no próximo eu falei nesse post aqui.
A portaria funciona das 07h às 22h (tel: 32 3747 2086). Para entrar no Parque paga-se uma taxa de visitação de 11 reais por pessoa (18,50 – atualizado em 07/2014). A partir daí, pode-se seguir de carro por mais 9 km em estrada parcialmente pavimentada até o lugar conhecido como Casa Queimada.
O trajeto até a Casa Queimada possui alguns pontos reservados para… churrasco!!! Eu realmente não entendo como pode ser permitida a realização de churrasco (leia-se: fogo) no meio de um parque nacional. Mas eu não vou entrar nessa discussão para não parecer ranzinza demais.
Além disso, ao longo do caminho, há trilhas que levam a três cachoeiras que nascem dentro do Parque: a Cachoeira da Farofa, a do Sete Pilões e a do Aurélio. Tá aí mais uma “regalia” que só se tem na trilha capixaba.
A Casa Queimada é a versão capixaba do Terreirão, de Minas. Nela há banheiros e uma área para acampamento, onde os visitantes podem passar a noite. Acampar no parque é obrigatório para aqueles que desejam assistir o nascer-do-sol de cima do pico. É que, para isso, a trilha deve ser percorrida durante a madrugada. E, como a portaria do parque fecha às 22h, você precisa entrar lá antes desse horário.
Quem já foi garante. Não há nascer-do-sol mais bonito que esse no Brasil:
E é bom lembrar que o sol nasce sob o mar do Espírito Santo, ok? 😉
A partir da Casa Queimada começa a escalaminhada. Como eu já disse, são 4,2 km até o topo do pico. Ao longo do trajeto, algumas placas sinalizam a distância e o caminho. Mas eu não seria irresponsável de dizer que o percurso é auto-guiado. Embora muita gente o faça sozinho, por razões de segurança eu aconselho a contratação de um condutor, cuja diária, na época em que fui, saía a 80 reais para até 6 pessoas. Procure a Agência Serra do Caparaó Eco Tur, em Pedra Menina, para maiores informações (28 3559 3082).
Considere gastar de 2 a 3 horas para chegar ao topo. Em alguns trechos do percurso há sinal de celular. Leve o seu consigo e aproveite esses momentos para aquela clássica “zoada” com amigos e familiares. Sabe aquela coisa de “I’m the king of the worlllllld!!!!“? Pois é. Não tem hora mais apropriada para usá-la. 😉
A 50 metros da chegada ao topo do Pico da Bandeira as duas trilhas (mineira e capixaba) se encontram. Mas só quem veio pelo Espírito Santo já terá passado por cima do Pico do Calçado, a quinta montanha mais alta do país, com 2.849 metros de altitude. Que privilégio, não?
Ao chegar em cima do Pico da Bandeira, não se assuste com a farra dos outros. Faça a sua. Mais que uma prova de resistência, chegar ali é um privilégio. Celebre a emoção de chegar ao ponto mais (acessivelmente) alto do país. E não se esqueça que você está no Espírito Santo!!!
P.S.: agradeço ao Fred Ayres que, gentilmente, cedeu as fotos que “salvaram” esse post!
_______________________________
Siga o “Rotas” no Twitter
Curta o “Rotas” no Facebook
Oi, Tiago!
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia
Valeu, Bóia! É muito prestígio para um blogueiro só!!! 😀
Maravilha heim.. começar a encher o saco dos amigos em 3..2..1…
Você escreve muito bem! Parabéns! Att
Opa! Valeu, Sônia!
gostei muito post
Estou de partida dia 06/07/2012 para o pico da Bandeira
pele primeira vez,a minha ansiedade só aumentou depois de ler e ver as fotos seu post,espero que não esteja chovendo.
Que bom, Paula. Aproveite o passeio e, se puder, volta aqui pra contar como foi.
Abs
Achei bem interessante esse post…já subi duas vezes no pico, mas sempre pelo lado mineiro, dessa vez pretendo subir pelo lado capixaba…dia 07/06/12 estarei lá….abços todos
Muito bom o post, vou subir agora dia 01/07, belas imagens, lugar muito bonito.
vc não falou sobre a macieira
SHOW DE BOLA!
É POR ISSO Q JUNTEI UMA TURMA DE AMIGOS E SUBO NOVAMENTE AGORA DIA 16/06,A GENTE SE ENCONTRA LÁ!
GALERA TO INDO DIA 07 E 08 DE JULHO 2012, ALGUEM SE HABILITA????
FAVOR ENTRAR EM CONTATO: stieg5@hotmail.com
Tamo junto!
Tbm vou dia 07/07,adoro esse tipo de programa,vou subir pelo lado capixaba.Encontro vcs lá!Um abraço galera!
estive lá no inicio de junho com meu marido, chegamos até o terreirão por MG,infelizmente não continuamos pela forte chuva que caiu por la . mas com certeza estaremos de volta ano que vem .bjs
VOU SUBIR PELO ESPIRITO SANTO 02-08-12 DESTA VEZ COM MINHA TURMA…GOSTEI MUITO DAS DICAS,MAS NÃO PRECISAR EXAGERAR QUE TUDO POR AÍ É MAIS BONITO,O PARQUE TUDO É FIQUE TRANQUILO NÓS MINEIROS ADORAMOS O SEU ESTADO,JÁ QUE AS CIDADES PRAIANAS CAPIXABAS 70% DO ANO É OCUPADA POR NÓS.LOGO QUE SUBIRMOS MANDAREI FOTOS.PARA DIVULGAÇÃO..UM GRANDE ABRAÇO..
“LEVA-ME PARA A ROCHA QUE É MAIS ALTA QUE EU”
Salmo 61:2
Darlan, eu não exagerei. Só relatei a impressão que me foi passada por várias pessoas que fizeram as duas trilhas.
E só pra constar: tb sou mineiro! 😉
OK..SEM MAIS
DICAS ….LIVROS:PRIMEIROS SOCORROS EM MONTANHA E TRILHA(SERGIO BECK),COM UNHAS E DENTES(SERGIO BECK),MONTANHISMO- A LIBERDADE DOS CIMOS-Ed DESNÍVEL(ESPANHOL),um grande abraço a todos e boa AVENTURA..
Pessoal estamos indo, eu e uma turma da minha igreja, agora dia 14/07, sou de Cachoeiro de Itapemirim (pertinho e nunca fui), estou querendo levar meu filho de 10 anos, será uma boa ideia? Estou em duvida.
Oi, Rinaldo. Quando eu fui, havia um casal com uma criança de 8 anos lá e eles subiram o pico.
Acho que depende muito do perfil do seu filho. Se ele gostar de aventura, não tem problema não.
Olá Tiago!
Parabéns pelo BLOG, realmente muito bom!!
Estou organizando um grupo para subir ainda em Julho, porém, estou em dúvida sobre o frio, quantos graus podemos esperar para este período? Um abraço!
Oi, Mirtes. Obrigado pela visita e elogio.
Nessa época, a temperatura em cima do pico pode ficar negativa. É beeeeeem frio, especialmente à noite!
Mas, em compensação, o tempo é mais estável e chove pouco.
É só se agasalhar bem e curtir a aventura!
Ola, tudo bom?
Gostaria de saber se você possui o telefone da portaria capixaba do parque do Caparaó? Vou subir agora dia 4 com mais 14 pessoas.. Planejamos de subir a noite.. Nunca subi a noite, estou com um pouco de medo…
Tempo:
http://www.1blueplanet.com/forecast/index.php/pt/component/localweather/?ds=BRXX3899
Subir a noite é tranquilo… sempre tem muita gente…
estaremos no próxo dia 4/8/12
Tiago. Subi pelo lado de Minas e creio que é mesmo mais fácil. Fui e voltei durante o dia. Muito lindo o visual dos dois estados com o dia transparente que estava. Concordo plenamente com vc sobre a ótima acessibilidade quando comparado com os picos da região norte. Estradas boas até o local e pode se dizer que é um pico urbano, uma aventura “light”, saborosa e segura. Inesquecível. Parabéns pelo texto.
Olá Tiago,
Parabéns pelo post, li na íntegra e adorei algumas informações, serão bem úteis…rsrs.
Pretendo ir ao Pico da Bandeira no mês que vem, mas além do frio (nada que muitos cobertores não ressolvam), minha preocupação é com alimentação, será que poderia dar umas dicas do que posso levar?
Oi, Milla. Claro que sim.
Além de muita água ou suco, eu costumo levar na mochila aqueles sachêzinhos de mel para tomar de hora em hora (eles ajudam a repor a energia gasta), barrinhas de cereal ou frutas e um sanduíche bem caprichado, com queijo e presunto, para comer pelo caminho na hora em que a fome apertar. A pousada em que eu fiquei (a Vila Januária) nos ofereceu um kit lanche por R$11,00, se não me engano. Eles fizeram um big sanduíche com queijo e tomate seco, suco, além de biscoitos caseiros e pé de moleque (que substituem o sachê de mel).
Se vc for de manhã, vc já deve tomar café antes. Então, é só levar um sanduíche e essas outras coisas para beliscar. A subida e a descida levam em torno de 5 horas. Então vc não deve comer mais do que isso.
Qq coisa, é só falar.
Abs,
Tiago
Olá Tiago,
Adorei o post. Não sabia que tinha acesso ao Pico da Bandeira pelo Espírito Santo. Tenho muito vontade de subir até lá. Devo começar pelo lado mineiro (que é mais perto pra mim que moro em BH). Depois quem sabe eu não animo a voltar pela parte capixaba? Me interessei pelas cachoeiras! De todo jeito, vou esperar até Junho do ano que vem para conseguir melhores condições meteorológicas.
Mas que ideia ter uma área de churrasco no meio do parque, hein? Também sou totalmente contra a essas “farofadas” em meio a natureza.
Abraços,
Lillian.
Pois é, Lilian. Ideia de gerico, né?
Obrigado pela visita aqui no Rotas!
olá tiago vamos marca para nos encontra-mos lá vou le ensinar muitas coisas, á 16 anos quê eu visito o parque pelo menos 5 veses por ano
Ô Gabriel, quem sabe um dia?
Às vésperas de ser pai, acredito que minha próxima subida ao Pico da Bandeira deve demorar um pouquinho. Mas, quando ela ocorrer, pode deixar que eu te mando um e-mail.
Abs
Show demais a subida pelo ES.
Já fiz também por Minas, mas pelo ES é mais fantástico.
Já tenho data para 2013, vejam no meu blog: http://aventurasnakombi.com.br/proximas-aventuras/
Valeu.
Boa noite, estou interessado em subir pelo ES entre os dias 21 e 25/02/13. Tem alguem interessado? Subi por MG, foi muito bom.
Prezados, boa tarde.
Gostaria de saber qual é a temperatura que faz lá no Pico da Bandeira.
Obrigado
IGOR PERIM COVRE.!!!
adorei o jeito que vc escrevel emtao vc ta de boa kkk”tirei nota10 sobre o pico da bandeira vlw
esquesi obrigado”
Caro Tiago,
Sou de Cuiabá, e quero conhecer esta maravilha, Como faço para chegar a partir de Vitória, pois acredito que é o aeroporto mais proximo. Distancia, hospedagem, empresa de turismo que tenha pacotes para a região serão informações bem vindas.
olá Carlos, eu morei muito tempo na cidade onde fica o Pico da Bandeira no ES, moro agora em Vitória e existem duas formas de chegar até lá de ônibus. Uma é pela viação Planeta q leva vc até Alegre, de lá vc precisará pegar um outro ônibus para Ibitirama. Ou vc pode optar pela Águia Branca que vai pela br 262, passa por uma região montanhosa linda, vale a pena ir por ai pelo visual, dai vc vai chegar em Iúna, de lá tambem precisará pegar outro ônibus para Ibitirama.
Se preferir pode também alugar um carro e ir por conta própria… porque existem poucas opções de transporte de Ibitirama para patrimônio da Penha e Pedra menina (onde fica o portal e os campings…
Coloque o destino no google maps (de Vitória para Ibitirama – ES ou Divino de São Lourenço – ES)
Boa sorte!
Vivian, muito obrigado pela sua ajuda. Fique sempre à vontade para aparecer e dividir os seus conhecimentos com o pessoal!
Abs
Vou pegar carona no seu tópico…
Já subi o pico 8 vezes, por minas e pelo ES., e de longe, a rota do ES é melhor. Mais curta, menos cansativa, menos pedregulhos no caminho. Já subi com céu limpo, com direito a chuva de meteoros, com neblina e com chuva.
Esse ano pretendo ir de novo.
Uma coisa é certa – vou descer praguejando como em todas outras vezes, jurando que dessa vez é a última…
Subir o pico é sofrer no frio… mas o visual do nascer do sol vale tudo!
Estou indo com uns amigos subir o Pico pelo lado do ES dia 01 de junho/2013. Mais alguém vai?
Já fui 10 vezes pelo lado de minas, porque moro aqui pertinho de Alto Caparaó, quero ir agora em agosto pelo lado do ES, não sei se vou encontrar vaga!!!
Vaga onde, Anderson? Na pousada ou no acampamento?
Vamos em um grupo de +- 12 pessoas no dia 27/07, gostaria de saber se é tranquilo levar meu filho de 14 anos.Tem algo perigoso , alem do frio?
Virginia, é tranquilo sim, não sei de que lado você vai se é por minas ou ES? Essa idade de 14 acho que ele aguenta. abraços.
Obrigado por ajudar respondendo as dúvidas, Anderson! 🙂
Ok Tiago, gosto de ajudar, como vc disse, em alguns pontos da trilha o terreno é bem ingrime.
Oi, Virginia, como o Anderson disso, dá para o seu filho ir tranquilamente. Não há nada perigoso, não, além da trilha ser bem acidentada. Indo em grupo, é tranquilo mesmo. Tudo vai depender do preparo físico dele, já que o percurso é bem ingreme. 🙂
Pessoal, dia 17/08 vai ser a primeira vez q eu vou!
Gostaria que vcs me dessem algumas dicas!!
Esse mês é bom de ir?? Qual temperatura q eu devo pegar lá no pico +/-?? Venta mto??
Realmente é melhor ir por ES?
Toda dica é bem-vinda!!!
Obrigada!!!
Danielle, eu já fui 10 vzs por minas, como já disse antes, nunca tive problemas por ir em agosto, esse ano tbm no dia 17/08 vai ser a primeira vez que vou pelo espirito santo, dizem que vc anda menos a pé, pq vc vai de carro até a casa queimada que é o acampamento, a questão do frio, os anos anteriores que eu fui não peguei muito não, algo em torno dos 4,5,6 graus positivos, não está muito longe do que tem feito aqui na minha cidade esse ano, que é 7,8,9 e 10 graus, moro em manhumirim. Espero ter te ajudado. abraços.
Anderson, mais uma vez, obrigado pela sua pronta resposta! 🙂
Danielle, o Anderson já te deu todas as dicas.
Só um comentário: as duas travessias são bonitas. Vale a pena fazer as duas.
Olá!! Boa tarde…
Aguem tem o telefone do portal para eu agendar e fazer reserva para eu e minha esposa subir???
0**32-3747-2086
Muito obrigado Anderson…
Eu também te agradeço, Anderson! (pensando em te contratar como consultor para assuntos envolvendo a subida ao Pico da Bandeira) 😀
Muito bom o Post. Vou subir o Pico da Bandeira no dia 17/08/2013 e ja to me preparando fisicamente e psicologiamente, hehe.
Abraços!!
Galera, sou de Fortaleza, mas gosto muito de ecoturismo e tô afim de conhecer o Pico da bandeira, mas não tenho muitas informações. Acho que não há uma agência aqui em Fortal que vá direto pra’í,. No caso eu iria ou pra MG ou pra ES e de lá procuraria uma agéncia local pra esse tipo de passeio??!
Exatamente, Pedro. Em Pedra Menina tem a Agência Serra do Caparaó (https://www.facebook.com/serradocaparaoecoturismo?fref=ts). Entre em contato com eles pelo facebook.
Tiago parabéns pela riqueza das informações. Acabamos de vir de lá e foi uma experiência fascinante. Recomendamos a todos que visitem o Caparaó Capixaba. Nós ficamos no Macieira Park Hotel e fomos muito bem atendidos.
Olá Tiago, eu já subi o Mestre Alvaro e agora quero encarar o Pico da Bandeira. Você consegue comparar os dois? Grau de dificuldade da trilha (o trajeto já sei que é maior).
Não, Leticia, eu nunca subi o Mestre Alvaro para comparar.
eu fui agora no ultimo dia 13,fui via terreirão,saimos do acampamento 3hrs da manha.confesso que nao foi tao dificil chegar la no alto,dificil foi ficar lá,estava muito frio,menos dois graus,pra subir estava uma lua maravilhosa,muito claro,mas parece que pisamos em algo que nao tenha agradado sao pedro,o céu desceu literalmente no pico da Bandeira,conseguir ficar de 5:50 até 6:20 la em cima,foi os 30 minutos mais longos da minha vida,mas tambem os melhores,foi marcante,magico,indescritivel,valeu a pena cada segundo…um abraço mineiro aos irmãos capixabas.
quem quiser informaçoes meu wattsap 03187964018
Oi galera. Acabei de chegar do pico. Fui até o topo ver o sol nascer. Para quem não conhece e’ bom se preparar para o frio que e’ cortante.
Subo o Pico da Bandeira pelo lado capixaba dia 12/07 se Deus quiser e a chuva deixar, já subi algumas vezes pelo lado mineiro, e agora vamos fazer diferente, suas informações foram muito úteis.
Estou de subida no próximo dia 09/08, primeira vez no Pico e claro tem que fazer direito, vou pelo lado capixaba. Desculpa ai mineirada mas o Pico é nosso. rsrs.
Fala tiago, voltei do caparaó esse fds, dia 20, terceira vez que visito, sempre pelo lado mineiro, mais tradicional, só que ano que vem, qru subir pelo ES para conhecer. Só um detalhe, uma crítica talvez ou um simples comentário, sua publicação ficou ótima, informativa, ilustrada, só que me pareceu querer RIVALIZAR com o lado mineiro sem necessidade, dizendo ” ficou bem mais fácil “capixabizar” o pico!!!” ou ainda “nem precisamos mais sair do Estado e ir para Minas Gerais para se sentir por cima da cocada preta lá no topo do Pico da Bandeira.” pra mim, a idéia da matéria é mostrar a beleza fantástica do local e suas diferentes formas de acessos. Fizeram um comentário aqui falando desse msm conceito meu, e vc respondeu que era mineiro, mas nesse msm trecho que coloquei anteriormente diz: ” E O MELHOR DE TUDO É QUE NÓS, CAPIXABAS, nem precisamos mais sair do Estado e ir para Minas Gerais para se sentir por cima da cocada preta lá no topo do Pico da Bandeira.” não entendi essa contradição, mas contudo, sua publicação ficou ótima, e o PICO DA BANDEIRA é deslumbrante, presença única de Deus. UM ABRAÇO.
Gostaria de uma opinião. Pretendo subir o Pico da Bandeira no próximo fds mas estou preocupado pois tenho um problema sério no joelho (lca rompido e artrose patelar nível 3).
Se eu perguntar pro meu ortopedista ele não vai liberar mesmo. Então gostaria da opinião de quem já subiu. 1- Qual lado e mais fácil? 2-Se for até lá e não subir o pico, ainda vale a pena? 3-Alguém tem o mesmo problema que eu e já subiu? Se sim, como foi?
Abraço a todos!
Andre, acho que minha resposta é extemporânea e sua viagem já ocorreu. Mas nos 2 lados há trechos bastante íngremes e, na sua situação, eu não me arriscaria.
Obrigado pela resposta. Na verdade eu acabei desistindo mesmo.
Abraço
olá, gostaria de te pedir alguma ajuda, pretendo subir no pico novamente dia 02 de maio, só que dessa vez pelo lado do ES, precisa reservar com o parque a data pra 3 barracas se sim precisaria do numero.e o valor para acampar lá?obrigado
Eu pretendo subir esse ano tbm pelo lado capixaba, minha primeira vez, dizem que tem que fazer reserva sim, liga pro lado mineiro e se informa, devo subir em julho, se Deus quiser!
Vanessa, fui lá há alguns anos. Então não sei te dizer com certeza. Mas o telefone que eu tenho é esse: 32 3747 2086. Ligue lá e confirme. 😉
Estou querendo ir em julho. Alguém tem informação atualizada.
ESTOU INDO ESSE ANO PELA PRIMEIRA VEZ, SO CONSEGUI VAGA PARA FICAR NA PORTARIA QUE ENTRA PELO ESPIRITO SANTO, ALGUM SABE ME DIZER SE LA E BOM TAMBÉM.
Oi Anônimo, esse ano vou subir pela primeira vez pelo espirito santo, já fui onze vezes por minas, o pessoal que já foi pelo espirito santo diz que é muito bonito por lá a subida, é mais ingrime, anda menos a pé! Vou subir 01/08 eu e mais umas 25 pessoas.
abraços.
Eu estive la passando por minas e sendo q a bagagem ia no lombo de mulas bom passeio. Dumirmos na casa de pedra. Isso foi em 1971.
Boa Tarde, alguém sabe me informar algum grupo que ainda haja vaga para subida ao pico? Morro de vontade mais minhas datas disponiveis nunca conciliam com alguns amigos
Oi Ivan, vou subir dia 01/08 pelo lado capixaba, só lá sexta-feira dia 31/07 posso te dizer se tenho vagas caso alguém desista!
Ótimo relato… Sem dúvida vou usar suas dicas quando for pra ai….
Obrigado
Prezado amigo, seu post é claro, objetvo e incentivador. Em dezembro, apos a corrida da Pampulha estaremos ai.
Grato
Fortaleza 12.10.2015
Roberto Amauri.
Obrigado, Amauri. Aproveitem!
Boa Tarde,
Thiago, estava combinando com uns amigos de irmos ao Pico da Bandeira. O problema é que nunca acampamos rsrs então estamos meio perdidos quanto ao itinerário. Para quem faz a trilha noturna como faz com as barracas? Montamos ela ao final do dia, dormimos, acordamos, desmontamos e subindo? Ou desmonta logo depois de voltar da subida? Tem algum problema deixar a barraca sozinha?
Obrigada,
Maria.
Maria, confesso que não sei. Mas acho que o pessoal deve deixar por lá mesmo até a volta. Muita gente acampa e acho difícil que eles subam com os apetrechos.
Galera, tive a oportunidade de fazer a trilha do Pico da Bandeira neste Carnaval/2016 passando por Pedra Menina/ES.
Embora seja fantástica a subida, não foi a melhor experiência que meu grupo teve na terceira ida ao Pico, mas nem por isso deixou de ser boa a viagem.
Pra começar, chegamos na portaria de Pedra Menina/ES no sábado, 06/02/16 às 20hr, sendo que ela fecha às 18hr. Tivemos que acampar na portaria e subimos no domingo às 7hr, assim que o parque abriu.
Nossos três carros (Fit, Palio e Stilo) sofreram na trilha que castiga bem mais o carro que a trilha mineira. A trilha à pé também é mais castigante que a trilha mineira, como foi dito no post. Pra completar, o tempo estava todo encoberto e só fomos ver o cume do Pico a 100 metros ou menos de distância. E lá em cima o visual foi como o da quarta foto.
Foi bom para conhecer e podermos falar que na terceira ida ao Pico, já subimos por MG e ES, mas, particularmente, acho o lado mineiro do Pico melhor, sem depreciar Espírito Santo, terra natal dos meus familiares.
Olá amigos.
Estou planejando ir em abril/16. Ia pelo ES, mas o último comentário sobre a dificuldade do carro para fazer a trilha pelo ES me desanimou. Vou por Minas.
A dúvida é: gosto de caminhar com minha companheira, só nós dois, sem guia. Pode apenas chegar na portaria 07h e subir ou precisa marcar? Alguém fez sem guia?
Ótimo texto.
É bom fazer a reserva, pois, além de gratuita, evita que você seja barrado na entrada caso o parq
Olá, boa tarde, eu subi 12 vezes por minas e uma vez pelo lado capixaba pelo qual não volto mais, a estrada da portaria até a casa queimada onde é o acampamento tem uns trechos horríveis, já a caminha para o pico dizem que é menos, não sei, porém é muito íngreme, muito mesmo! Esse ano vou subir novamente com meus amigos aqui por minas, se Deus quiser! Pra subir e descer no mesmo dia não precisa de reserva pois você entra como visita ao parque, se for pernoitar, acampar aí sim se faz necessário reserva, só consegue fazer 30 dias antes da sua subida. Se precisar de guia tenho um amigo em Alto Caparaó que é guia, procure por ele, Ariley.
Abraços.
A entrada no parque está custando 15,00 por pessoa, pra acampar aumenta o preço!
Obrigado pela informação, Anderson!
Anderson, obrigada pelas informações. Estou procurando excursão pelo lado capixaba para subir com um grupo de amigos, mas está difícil de encontrar, você tem contato do guia? Como faço contato para reservar o camping?
Obrigada!
Oi Juliana, bom dia, as reservas são feitas pelo site, http://www.icmbio.gov.br/parnacaparao/ agora sobre o guia, eu tenho contato so com o que faz o serviço aqui por minas, no site deve ter informações sobre os guias capixabas, eu subi por minas dia 06/08 foi top!
Oi, Ticiano. Indo de dia dá pra fazer sem guia, sim, ainda mais se for um período de movimento, pois você seguirá o fluxo. À noite eu já não recomendo porque você pode se perder.
É bom fazer a reserva, pois, além de gratuita, evita que você seja barrado na entrada caso o parque esteja lotado de visitantes.
Quanto a necessidade de guia, acredito que dê para fazer a trilha sem maiores dificuldades durante o dia só vocês 2, mas à noite, quando as trilhas ficam com a visibilidade piorada, recomendo guia no seu caso que não subirá em grupos de mais pessoas.
Agora que vi a sua resposta, Ivan. Obrigado!
Alguém sabe o valor do guia e indicaria um que faça a subida pelo lado do ES?
Parabéns pela divulgação do Pico da Bandeira. Estive nele por três vezes nos anos 70 do século passado… Sempre pelo lado de Minas Gerais e durante o inverno, tempo de céu azul e noites frias. Cheguei a pegar 8 graus negativos, lá em cima na pequena fonte de água a menos de 50 metros do alto do pico. Tenho muitas saudades desses passeios. Grande abraço.