Notas sobre a Expotur 2012 e o artesanato capixaba
Nesse final de semana, aconteceu o 8º Salão do Turismo do Espírito Santo na Praça do Papa, em Vitória (veja aqui). Eu, que nunca tive a oportunidade de participar das edições anteriores, fiz questão de visitar a exposição no sábado para xeretar como andam as coisas no nosso trade turístico oficial.
Tá, eu sei. Seria demais querer que o “turismo independente” estivesse representado na programação do evento, como aconteceu no Salão Baiano de Turismo (veja aqui), que teve um painel específico sobre o “viajante independente” com palestras de Ricardo Freire (Viaje na Viagem), Alison Mcgowan (Hidden Pousadas Brazil) e Tony Galvez (De viaje a Brasil). Mas, no final das contas, gostei do que vi.
Gostei de ver, por exemplo, que o turismo náutico ganhou um fórum específico de discussão dentro do evento (o II Fórum de Desenvolvimento do Turismo Náutico no Espírito Santo) e que tem recebido especial atenção do Governo do Estado dentro do projeto estadual de desenvolvimento turístico. Foi a Lucia Malla, do blog Uma malla pelo mundo, que me chamou a atenção para isso. No dia em que eu a conheci pessoalmente, a Lucia fez questão de ressaltar as riquezas do nosso mar (em especial, o de Guarapari) e dizer que o turismo náutico era a grande trincheira inexplorada do nosso turismo. Aliás, Setur, no fórum do ano que vem, que tal convidar a Lucia, capixaba de coração, para compartilhar toda a sua experiência e conhecimento nessa área? #ficaadica
Gostei de ver também a riqueza da nossa gastronomia reproduzida nos stands do agroturismo (do qual eu tenho bastante orgulho) e nos quiosques da praça de alimentação. Unir a tapioca e a carne de sol do norte às massas caseiras das nossas montanhas não é para qualquer estado, não gente!
Mas gostei mais ainda de ver a pujança e beleza do artesanato que é produzido aqui no Espírito Santo. A Expotur dedicou um espaço ao 3º Salão do Artesanato (veja aqui) e reuniu o que há de melhor em trabalhos manuais no nosso estado.
Tinha de tudo um pouco. As belas cerâmicas de São Mateus:
E da Grande Vitória também:
Os trabalhos em tecido das bordadeiras de Nova Venécia:
E de bordadeiras de tudo quanto é lugar do estado:
Os famosos pios de Cachoeiro de Itapemirim:
As casacas da Serra, Barra do Jucu e Aracruz:
E os belíssimos trabalhos em madeira de um artesão de Marechal Floriano, retratando dois dos maiores símbolos da fauna e flora capixabas:
Tudo isso foi catalogado e publicado pelo Governo do Estado nesse livro aqui ó:
Pena que eu não o encontrei à venda em lugar nenhum da feira! 🙁
No final das contas, achei bem positivo o balanço da Expotur. Só espero que, num futuro não muito distante, ela agregue espaço para o “turismo independente” na grade de programação. #ficamaisumadica
_______________________________
Siga o “Rotas” no Twitter
Curta o “Rotas” no Facebook
Ai, que essa foto dessa mulher fazendo tapioca me deu muita água na boca, viu… aaaaa!!!!
Tiago, bacana seu relato. Tomara mesmo que o governo do ES abra o olho pras oportunidades turísticas que no momento são perdidas do estado. (E construa um aeroporto decente…) 😀
Obrigada pela indicação! Bjs!
Lucia,
Fiquei satisfeito com os rumos da coisa, viu? E só me lembrava de você quando vi esse fórum de turismo náutico. Só imaginava o quanto você ficaria orgulhosa… 🙂
Da próxima vez que vier aqui, a gente marca de comer tapioca!!!
Tiago,aprecio seu trabalho nas Rotas, estou acompanhando com atenção seus movimentos.Por gentileza, gostaria de receber o nome e um endereço de contato com o artesanato da primeira foto:flores em jarros…
Gracias.Abraços.Lu
Oi, Lu, que bom saber disso! Desculpe a demora…
Mas, se não me engano, esse artesanato é feito pela Vix Machê, telefone 30822603.
Abs
olá,
estava viajando pela net eu vi seu blog comentando sobre a Exportur, agradeço pelas considerções feitas ao nosso trabalho, atualmente trabalho na coordenação estadual do artesanato, que é ligado a ADERES; uma autarquia governamental, somos responsaveis pela organização dessa feira na área do artesanato capixaba, agredeço pelos elogios e pelas critica que nos ajuda a construir e buscar sempre a melhor forma de trazer o artesanato e a cultura capixaba para feiras como a EXPOTUR; enquanto ao catálogo do artesanato 2012, você não pode encontrá-lo em lugar nehum á venda, em caso de interesse favor me mandar um e-mail justifando seu interesse.
att,
Jackson.