Vitória Digital: testado e aprovado!
Taí uma novidade que eu já devia ter contado aqui. Por meio do programa Vitória Digital, a Prefeitura de Vitória está oferecendo acesso grátis à internet sem fio em vários pontos da capital. O projeto vem sendo implementado desde 2009 e, atualmente, cobre dez áreas da cidade. São elas: Ilha das Caieiras, ao longo da avenida Beira-Mar e na rua dos restaurantes; Parque Moscoso, no Centro; Parque Pedra da Cebola, na Mata da Praia; Mercado São Sebastião, em Jucutuquara; Horto de Maruípe; Centro de Referência da Juventude, em Jucutuquara; Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, na Escola de Teatro, Dança e Música Fafi; Centro Cultural Carmélia Maria de Souza; Parque Baía Noroeste, em Santo André; e em Jardim Camburi, nas imediações da Unidade de Saúde.
À exceção da Ilha das Caieiras (sobre a qual eu já falei aqui), os locais escolhidos mostram que o programa não tem um propósito, por assim dizer, turístico. É muito mais uma política de inclusão digital para pessoas menos favorecidas (absolutamente louvável!), que um atrativo para visitantes e turistas. Mas isso não deixa de ser um avanço e um ótimo começo! Quem sabe a moda não se espalha por toda a capital?
Eu testei o sinal do Vitória Digital com o meu Ipod na minha última visita ao Coronel Picanha, em Jardim Camburi. O Coronel se beneficia da vizinhança com a Unidade de Saúde do bairro, onde há um ponto de transmissão do programa. Na verdade, encontrei 4 sinais com o nome “Vitória Digital” e todos funcionaram muitíssimo bem.
Mais que uma bela iniciativa da Prefeitura de Vitória, o Vitória Digital poderia muito bem ser um exemplo para donos de restaurantes na capital. Já passou da hora de wi-fi grátis deixar de ser um “atrativo” para se tornar item básico do cardápio.