Pesquisa da ABBV: um convite a você, leitor do Rotas!
A novidade foi anunciada aos quatro cantos das nossas redes sociais e já estampa o menu lateral do blog. Mas é a primeira vez que eu a menciono oficialmente aqui: o Rotas foi aceito como associado da ABBV, primeira associação de blogs de viagem do Brasil.
A notícia é motivo de orgulho para mim. Para quem não sabe, a ABBV é a primeira entidade juridicamente organizada da América Latina voltada para o segmento dos blogs de viagem. Fundada por um time de 9 super blogueiros (Marcie Pellicano, do Abrindo o Bico, Marcio Nel Cimatti, do A Janela Laranja, Lina Hauteville, do Conexão Paris, Janaína Calaça, do Jeguiando, Silvia Oliveira, do Matraqueando, Fred e Natalie Marvila, do Sundaycooks, Lucia Malla, do Uma Malla pelo mundo, Sut-Mie Guibert, do Viajando com Pimpolhos e Ricardo Freire, do Viaje na Viagem), ela tem por objetivo fortalecer a blogosfera de viagem por meio de ações que garantam a profissionalização dos blogueiros desse nicho de mercado. E o melhor de tudo para você, leitor: criando condições para que esse fortalecimento ocorra de maneira ética e transparente.
Tá. Mas esse post aqui não é pra falar exatamente sobre essa novidade. Eu já deveria ter falado sobre ela há mais tempo aqui no blog. Na verdade, esse post aqui é para te convidar, leitor, a participar de uma das primeiras ações concretas da ABBV: um estudo, em parceria com a empresa de pesquisas Idealis, que visa a) mapear o perfil dos leitores de blogs de viagem no Brasil; e b) entender a importância dos blogs como fonte de informação durante o planejamento de uma viagem.
Diversos estudos tem mostrado que a Internet é um dos principais meios de consulta para busca de informações sobre viagens e destinos. Uma pesquisa feita pelo Ministério do Turismo em 2009, por exemplo, revela que 39% dos brasileiros que viajam regularmente usam a Internet para buscar informações na hora de planejar uma viagem, ao passo que agências de viagem, revistas, guias turísticos, jornais e televisão, somados, representam apenas 18,4%.
Outra pesquisa, realizada pela Comscore, mostrou um crescimento no Brasil de 42% no acesso à Internet para planejamento de viagem entre os anos de 2010 e 2011.
E como os blogs de viagem se inserem neste cenário? Esta é a resposta que a ABBV está buscando em seu estudo. E, para isso, a gente conta com a sua ajuda, leitor do Rotas. Basta clicar nesse link e responder o questionário criado pela Idealis. É rápido. Não vai tomar nem 5 minutos do seu tempo.
E se não for pedir demais, apresse-se nas respostas. A pesquisa estará disponível entre os dias 03 e 10 de setembro.
O Rotas e todos os demais associados da ABBV agradecem! 😀
Clique aqui para participar da pesquisa da ABBV
_______________________________
Siga o “Rotas” no Twitter
Curta o “Rotas” no Facebook
Tiago,
Parabéns por mais esta vitória! Sem dúvida, esta aceitação foi reconhecimento de toda a sua dedicação (e da Renata também!) e do maravilhoso trabalho que tem feito no Rotas. Que este seja mais um fruto dos vários que você colherá com este blog incrível, que tanto nos inspira!
Oi so Pra dizer que participei da pesquisa, muito interessantee os resultados serao de grande valia para a promocao ainda maior dos valiosos blogs de viagem!
Eda
By the way, cocncordo com tudo que a Anamélia falou, parabens mesmo pelo trabalho de vcs!
Ana e Eda, obrigado pelo carinho e pela participação na pesquisa. A família Rotas agradece! 😀