O novo galpão das Paneleiras de Goiabeiras
Pausa na série “Rotas na Europa” para um resgate à origem capixaba do blog. E nada melhor do que resgatar as origens falando de um dos maiores ícones da cultura capixaba: as paneleiras de Goiabeiras.
Na verdade, eu já falei sobre o trabalho das paneleiras nesse post. Nele, eu conto um pouco sobre a história desse ofício secular, responsável pela fabricação de um dos nossos símbolos mais conhecidos pelo Brasil afora: a panela de barro.
Uma coisa, porém, mudou de lá pra cá: o endereço. Desde novembro de 2011, as paneleiras voltaram para o antigo endereço da associação, com a inauguração de um espaço novinho, bem mais digno, para a fabricação e exposição das panelas.
Inteiramente adaptado à logística do trabalho das paneleiras, o novo galpão dispõe ainda de um stand com informações turísticas da cidade de Vitória.
Torça, porém, para que ele esteja funcionando no dia em que você for lá. Quando eu fui, não havia ninguém.
Você pode acompanhar todo o trabalho das paneleiras em sua visita: da moldagem do barro à queima, que é feita ao ar livre num terreno ao lado do galpão.
E pode, principalmente, comprar o melhor souvenir que você pode levar de recordação da sua passagem pelo Espírito Santo: a panela de barro.
Tem panela de tudo quanto é tamanho e preço.
Só acho que uma pequena diversificação nos produtos oferecidos pelas Paneleiras cairia bem. Faltam opções de pequenos souvenirs inspirados nas panelas de barro para o turista levar de lembrança. Algo como os tradicionais ímãs de geladeira ou, mesmo, aqueles kits que se encontra no aeroporto de panelas recheadas de bombons Garoto para dar de presente. Um esforço de capacitação das paneleiras nesse sentido viria muito a calhar (alô, Sebrae!).
Uma coisa continua igualzinha à da primeira vez em que fui às paneleiras: a falta de sinalização. Embora ela tenha melhorado nos arredores do bairro de Goiabeiras, com a colocação de algumas placas indicativas na Av. Fernando Ferrari, em Jardim da Penha e no bairro República, elas desaparecem na hora em que você mais precisa. Daí você vai precisar contar com a solicitude das pessoas que moram em Goiabeiras para te indicar o caminho das pedras.
Em todo o caso, vai aí um mapa para te ajudar a encontrar o novo galpão das Paneleiras de Goiabeiras:
Como se vê, o galpão das Paneleiras fica praticamente ao lado do aeroporto de Vitória. É extremamente proveitoso encaixar a visita no seu trajeto de ida ou de volta para lá.
Informações úteis:
Associação das Paneleiras de Goiabeiras
Rua Leopoldo Gomes Sales, Goiabeiras Velha, Vitória-ES
Telefone: 27 3327-0519
_______________________________
Siga o “Rotas” no Twitter
Curta o “Rotas” no Facebook
Oi, Tiago 🙂 Tudo bem?
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Beijos,
Natalie – Boia Paulista
Que legal, Natalie! Valeu!
Que post mais lindo! Cê já sabe onde vou bater ponto em Vitória, né?
ahahah já tô sonhando com os seus posts sobre Vitória, Silvia!
Oi Tiago!
Também sou associada ABBV e estou conhecendo os demais blogs associados! Este post das panelas está muito simpático. Quem sabe quando eu for por aí não trago umas na bagagem… adoro!
Abraço!
Oi, Pati. Que bom que gostou. Serás muito bem-vinda aqui! 🙂
Muito bom!
Parabéns pelo blog!
Eu que moro em Vitória há tantos anos ainda não fui visitar o Novo Galpão das Paneleiras.
Diga-se de passagem, pra todo lado da cidade vemos sinalização “Paneleiras”, mas raramente vemos uma placa “Aeroporto”. O turista ficar perdido…
Boa noite!
Sou professor de arte da rede estadual de ensino,atualmente estou trabalhando com meus alunos sobre escultura e gostaria muito de fazer uma visita monitorada a este esplendido galpão de arte cujo realiza a arte de esculpir panela de barro onde agrega uma das maravilhas da nossa culinária capixaba.certo do vosso pronto atendimento deixo meus agradecimentos.
professor e pedagogo Luiz Talmo.
Oi Tiago, as fotos são de sua autoria? Parabéns pelo post.
Oi, Letícia! São minhas sim. Obrigado!
quero comprar 3 panelas de barro feita pelas paneleira de Goiabeira- 1 de 40 cm de diâmetro x 12 cm altura uma para arroz e outra para o pirão. Como faço para receber a mercadoria em São Paulo ? que tel 011 58443479 962164715, aguardo a resposta.
Bom dia! eu gostaria muito de comprar uma panela de barro feita pelas paneleira de Goiabeira! você entregam em Paulínia – SP
Obrigada!
VOU LHE DAR A PANELA DE PRESENTE,FAVOR PASSAR O SEU ENDEREÇO.TENHO PARENTES QUE MORAM EM SÃO PAULO.
Boa tarde!
Gostaria de saber como faço pra comprar panela de barro ,estou querendo uma quantidade grande mais preciso de um retorno o mais rapido possivel .
Boa tarde!
Ate agora não tive nem um retorno .
Favor entre em contato comigo o mais rapido possivel.
Tel: 91- 8103-1034/8764-4271
Boa tarde!
Favor mandar todas as informações para o email balujunior@homail.com
Favor mande o retorno ainda hoje se possivel
quero comprar uma panela
064 3411 5055
Val Victoria gostaria de ter uma relação de tamanho com respectivos preços
Bom dia,
Muito interessante seus produtos, poderia nos mandar catalagos com preços atualizados de todos os seus produtos, temos uma fabrica de mobiliarios para cozinhas comerciais http://www.atsinox.com.br , vamos desenvolver algo com seus produtos para forno e fogão com infra-vermelho, ja temos uma boa idéia do que será o resultado final.
Antonio Luiz
atsdesigninox.com.br
(12) 3937-8498 / (12) 3204-7298
Boa tarde, sou um apaixonado por panelas e adoro cozinhar, e minha profissão e medico veterinário , quero se possível me enviar, os tamanhos das panelas e o volume em litros que cada uma cabe. E a relação de todos produtos produzidos. Muito obrigado estarei aguardando. Admiro muito este trabalho é muito lindo, já comprei panela de barro de outro lugar, mas não é a mesma coisa .
Já tenho, panelas de goiabeiras ES, mas não encontrei, telhas para assar peixes, sei que segue uma tradição! Mas gostaria tanto que fizesse a telhas também . Depois que a poeira abaixar, passei novamente uns dias em Vitória, me avisem por acaso fizesse alguma. Obrigada bons negócios!!!
Gostaria de panelas de varios tamanhos para restaurante fogão a lenha .