Altezza: cervejaria artesanal em Pedra Azul
Eu sei que, do ponto de vista térmico, Pedra Azul combina mais com um vinhozinho do que com cerveja. Mas essa associação óbvia não impediu que, na falta de vinícolas, uma cervejaria ganhasse destaque no cenário turístico da região.
Tô falando da Cervejaria Altezza, que abriu as portas de sua propriedade no ano passado, em São José do Alto Viçosa, área rural de Venda Nova do Imigrante. Num pequeno sítio com uma vista privilegiada da Pedra Azul, o capixaba Gino e sua família resolveram se dedicar à fabricação de cervejas artesanais, investindo na qualidade da matéria-prima e, principalmente, na pureza da água que brota na região.
Foi o próprio Gino quem me atendeu no dia em que estive lá. Por um lapso, eu não liguei para agendar a visita guiada. Mesmo assim, embora estivesse de saída para um compromisso marcado em Cachoeiro de Itapemirim, ele fez questão de contar a história da cervejaria, de mostrar as instalações, de compartilhar sua experiência como cervejeiro e de apresentar em detalhes o processo de fabricação das cervejas que ele vende ali.
Atualmente são 10 rótulos de cervejas baseados em diferentes estilos de fabricação: da tradicional lager a um sem-número de ale, com destaque para a versão capixaba da famosa Tripel belga. A garrafa custa em média R$20,00.
Todas podem ser degustadas no local, pagando-se uma pequena taxa (na época em que fui, paguei R$12,00 por 3 copos de cerveja).
Não esqueça do brinde! Na falta de motivos, segue um:
Dependendo do dia e da hora da sua visita, o momento do brinde pode ser ainda mais especial.
A sorte de ver essa lua cheia redondinha aí quem deu foram meus cunhados que estiveram por lá no início de maio deste ano.
O único problema na visita à Cervejaria Altezza é definir o motorista da rodada. 😀
Chegar lá é relativamente fácil. Seguindo na BR 262 em direção à Venda Nova é só ficar atento ao pequeno trevo que dá acesso ao Alto Caxixe, um pouco antes da sede de VNI. Nele você já verá placas indicando o caminho até a Cervejaria.
Aliás, não fosse pela inteligente iniciativa dos donos de colocar placas ao longo de todo o trajeto, haveria um grande risco de você se perder pelo caminho. Ele é quase todo em estrada de chão, passando por propriedades rurais.
Se bem que, com um visual desses, perder-se nas estradas das montanhas capixabas não seria assim uma má ideia.
A Cervejaria Altezza funciona de segunda a sábado, das 09:00 às 17:00. Mas não se esqueça. Se quiser uma visita guiada para conhecer os processos de fabricação das cervejas é necessário agendar pelo telefone: (28) 9 9989 3311.
_______________________________
Siga o “Rotas” no Twitter e Instagram
Curta o “Rotas” no Facebook
Já falei e repito:babei! Com tudo; vista, cerveja, cenário e pelo fato disso tudo estar no meu estado!
ahahaha #bairrismomodeon 😉
Mas pode incluir a Alteza no seu roteiro na próxima vez, Lili! É a cara de vocês o lugar.
Com essa lua incrível o brinde deve ser mais especial ainda! Adorei o post 🙂
Obrigado, Bruna!