A picanha do Coronel
Era uma vez um lava-jato que funcionava numa esquina movimentada do bairro de Jardim Camburi. Dispostos a otimizar os lucros do negócio e aproveitar o potencial do ponto, os donos resolvem instalar ali uma churrascaria para funcionar à noite. O novo empreendimento vai dando tão certo que, em determinado momento, o lava-jato é substituído por uma área de estacionamento anexa ao restaurante. Mais à frente, o estacionamento cede espaço para a ampliação da churrascaria.
E foi assim que um simples lava-jato de carros se transformou num dos mais simbólicos restaurantes do bairro de Jardim Camburi: o Coronel Picanha.
O Coronel – como ele é carinhosamente chamado por seus freqüentadores – é especializado em churrasco. Mas nada de rodízio! O ineditismo do Coronel Picanha – que, talvez, tenha sido o responsável por todo o seu sucesso – foi servir carnes em quantidades certas e no espeto a preços bem camaradas. A fórmula deu tão certo que, hoje, em Jardim Camburi – e até mesmo em outros bairros de Vitória – você vai vê-la repetida em quase toda esquina!
Mas não é só pelo pioneirismo na fórmula do “churrasco no espeto” que eu considero o Coronel Picanha o mais simbólico dos restaurantes do bairro de Jardim Camburi. O motivo principal é outro. A bem da verdade, o Coronel é a verdadeira encarnação do perfil gastronômico de nosso bairro (sim, eu também moro aqui): funcional, emergente e sem nenhuma frescura. Tudo ali se casa perfeitamente com o jeito “Jardim Camburi” de ser: a simplicidade do ambiente, a eficiência do staff, o playground com recreador para crianças, a qualidade da comida e, sobretudo, a honestidade dos preços. Só quando você compreende isso é que passa a entender porque o Coronel vive lotado! E ele realmente vive lotado!!!!
Aliás, a lotação típica do Coronel Picanha é potencializada pelo fato de ele ser absolutamente democrático. Sua proposta e estrutura combinam com toda e qualquer “tribo”: colegas de trabalho fazendo um happy hour, amigos querendo assistir jogo de futebol, jovens reunidos para um bate-papo, famílias comemorando aniversários, casais buscando o custo X benefício de um bom churrasco e, claro, pais interessados em entreter seus filhos pequenos enquanto comem sossegados. No final das contas, toda essa gente está em busca das mesmas coisas: a conveniência do serviço e a qualidade da comida. E isso basta para reuni-los num mesmo espaço! Ponto final.
Para quem não mora em Jardim Camburi – principalmente se for turista – eu preciso fazer uma observação importante. O Coronel Picanha não tem pretensões turísticas além do cardápio. Se você não é um amante do bom churrasco, pode ficar assustado com a quantidade de gente, com o barulho inevitável das conversas, com o frenesi eficiente dos garçons e, principalmente, com a simplicidade das cadeiras de plástico com propaganda de cerveja nas quais você vai se sentar. Mas, se relevar isso, você vai se deliciar – pagando o justo – com o churrasco servido!
Tenha isso sempre em mente: o Coronel Picanha não é daqueles restaurantes que te atraem pela sofisticação do ambiente!
E para não falar que eu não falei das flores, taí: estive no Coronel Picanha com minha esposa no último domingo, dia 20. Pedimos: a) de entrada, meio espeto de lingüiça de pernil e um espeto de coração de galinha; b) 300 gramas de picanha (foto acima); c) arroz; d) batata frita; e e) meia porção de feijão tropeiro.
Com as bebidas, o almoço nos custou R$ 87,00.
Informações úteis:
Coronel Picanha: Rua Carlos Martins, 1290 • Jardim Camburi, Vitória • ES
Horário de Funcionamento: a) segunda a quarta, de 17h30 a 00h00; b) quinta e sexta, de 17h30 a 01h00; e c) sábado, domingo e feriados, de 11h00 às 00h00.
Telefone: 3337-4956
E-mail: contato@coronelpicanha.com.br
Nível de contaminação pelo PAC: Vacinado.
Como chegar: para quem vem da Praia do Canto, basta seguir por toda a extensão da Av. Dante Michelini (beira-mar) até o início do bairro de Jardim Camburi (após a mata do aeroporto). Vire à esquerda na esquina do Hotel Canto do Sol (segundo sinal). Siga reto por esta rua e se oriente pelas placas que indicam o caminho da “maternidade”. Elas vão te levar até o Coronel.
Conheci o Coronel Picanha e realmente gostei bastante, principalmente pela simplicidade. Me lembrou alguns restaurantes de Cachoeiro! O preço é bacana e o churrasco excelente, mas eu avaliaria o nível de contaminação pelo PAC como febril.
Um Abraço!
Eu já gostei mais do Coronel. Acho que anda muito muvucado, sujo (nas mesas desocupadas e no chão) e os garçons andam meio perdidos.
Há restaurantes no mesmo estilo e grau de informalidade que não estão pecando nesses aspectos.