A Rota do Mar e das Montanhas
Meu saudoso professor de história costumava dizer que Vitória tem apenas duas estações: o verão e a Pedro Nolasco1. A afirmação faz sentido na grande maioria dos anos, mas não serviu para 2010: uma insistente frente fria antecipou o inverno que, por definição, deveria chegar apenas no dia 21 de junho… Há mais ou menos uns dez dias os capixabas estão a experimentar temperaturas mínimas em torno de 18 graus (sim, isso é inverno aqui!). E se a ilha está fria é sinal que as montanhas estão gelando… Por isso, está mais do que na hora de abrir espaço para a Rota do Mar e das Montanhas.
A Rota mais charmosa do inverno é composta pelas cidades de Vitória, Viana, Marechal Floriano, Domingos Martins e Venda Nova. Ligadas pela BR 262 e por uma recém-inaugurada linha de trem exclusivamente turística (o Trem das Montanhas Capixabas), a distância entre os pontos mais distantes (Vitória-Venda Nova) é de apenas 105 km. É isso o que faz do roteiro uma alternativa viável de passeio para capixabas e turistas: são apenas 40 minutos que separam as praias ensolaradas de Vitória do clima frio das montanhas capixabas. Se você gosta de contrastes, essa é, sem dúvida, a melhor rota a ser seguida.
Além dos atrativos da capital Vitória (que estamos conhecendo na Rota do Sol e da Moqueca), a Rota do Mar e da Montanha se destaca pelo clima agradável, belas paisagens, natureza exuberante e, principalmente, pelos traços marcantes da colonização européia. Afinal, Viana, Marechal Floriano, Domingos Martins e Venda Nova tem tradição e cultura profundamente influenciada pelos imigrantes portugueses, italianos e alemães que aí chegaram, no início do século XX, atraídos pela possibilidade de prosseguirem com as atividades agrícolas típicas de seus países.
Os maiores atrativos dessa Rota, segundo o site do Governo do Estado, são: a) em Viana, o agroturismo e o turismo de aventura, além do antigo Casarão da Família Lyrio, considerado uma relíquia da arquitetura açoriana; b) em Marechal Floriano, a culinária típica da imigração italiana e alemã e os seus diversos orquidários, que lhe conferem o título de “Cidade das Orquídeas”; c) em Venda Nova do Imigrante, o variado turismo rural, o ecoturismo e os fortes traços da cultura italiana, que atingem seu ápice na tradicional Festa da Polenta em outubro; e d) em Domingos Martins, a arquitetura alemã preponderante, o clima europeu, o turismo de aventura, os seus dois Festivais – o Internacional de Inverno (evento musical, com oficinas, shows e apresentações ao ar livre que ocorre entre 23 de julho a 01 de agosto) e o do Vinho (realizado de 09 a 10 de julho), além, é claro, da famosa Pedra Azul (foto), um afloramento de gnaisse, com 1822 metros de altura, rodeado de pousadas e bons restaurantes.
Embora seja bastante conhecida pelos capixabas, a Rota do Mar e das Montanhas não costuma ser explorada por nossos turistas. Além da natural preferência pelo sol e as praias do litoral, há um certo desconhecimento dos encantos escondidos nas montanhas. Não faz mal! O Rotas Capixabas está aí para isso.
1. Antigo nome da Estação Ferroviária Vila Velha – Vale, localizada no bairro Argolas, em Vila Velha, que liga Vitória a Belo Horizonte.
Dá-lhe, Marçal! Até que enfim, hein? rs
Que esse seja apenas o primeiro de muitos outros posts…
O Rotas só tem a ganhar com a sua participação!
Estou adorando os posts! E espero, um dia, conhecer todas as rotas desse Estado que aprendi a amar!
Bj
Quero formatar uma excursão com um grupo no qual estarão também pax de terceira idade para a rota mar e montanhas, saindoi aqui de minha cidade Nova Friburgo.
Se possível, me envie contatos de agência e de guia de turismo para que juntos possamos fazer esse planejamento.
desde já agradeço a colaboração ,colocando-me à sua disposição para colaborar com o serviço importantíssimo que presta através de sua página.
abraço
Nilton Sérgio
Oi, Nilton. Obrigado pela visita.
Na verdade, o “Rotas” é um blog sem pretensões comerciais e, por isso, não podemos te ajudar muito com isso.
Sugiro que você acesse o site http://www.descubraoespiritosanto.es.gov.br/index.php?id=/servicos/servicos.busca.php e pesquise pelos serviços turísticos que você procura.
Mas não tenho dúvida que a Rota do Mar e da Montanha é um excelente roteiro para a terceira idade!
Sucesso na excursão e, se puder, volte aqui para deixar as suas impressões da visita.
Tiago
Não existem montanhas no Espírito Santo.