A Rota do Mar e das Montanhas

publicado por Tiago dos Reis em 13 de junho de 2010
Compartilhar este artigo:

Pedra Azul – o “ponto alto” da rota.

Meu saudoso professor de história costumava dizer que Vitória tem apenas duas estações: o verão e a Pedro Nolasco1. A afirmação faz sentido na grande maioria dos anos, mas não serviu para 2010: uma insistente frente fria antecipou o inverno que, por definição, deveria chegar apenas no dia 21 de junho… Há mais ou menos uns dez dias os capixabas estão a experimentar temperaturas mínimas em torno de 18 graus (sim, isso é inverno aqui!). E se a ilha está fria é sinal que as montanhas estão gelando… Por isso, está mais do que na hora de abrir espaço para a Rota do Mar e das Montanhas.

A Rota mais charmosa do inverno é composta pelas cidades de Vitória, Viana, Marechal Floriano, Domingos Martins e Venda Nova. Ligadas pela BR 262 e por uma recém-inaugurada linha de trem exclusivamente turística (o Trem das Montanhas Capixabas), a distância entre os pontos mais distantes (Vitória-Venda Nova) é de apenas 105 km. É isso o que faz do roteiro uma alternativa viável de passeio para capixabas e turistas: são apenas 40 minutos que separam as praias ensolaradas de Vitória do clima frio das montanhas capixabas. Se você gosta de contrastes, essa é, sem dúvida, a melhor rota a ser seguida.

Além dos atrativos da capital Vitória (que estamos conhecendo na Rota do Sol e da Moqueca), a Rota do Mar e da Montanha se destaca pelo clima agradável, belas paisagens, natureza exuberante e, principalmente, pelos traços marcantes da colonização européia. Afinal, Viana, Marechal Floriano, Domingos Martins e Venda Nova tem tradição e cultura profundamente influenciada pelos imigrantes portugueses, italianos e alemães que aí chegaram, no início do século XX, atraídos pela possibilidade de prosseguirem com as atividades agrícolas típicas de seus países.

Os maiores atrativos dessa Rota, segundo o site do Governo do Estado, são: a) em Viana, o agroturismo e o turismo de aventura, além do antigo Casarão da Família Lyrio, considerado uma relíquia da arquitetura açoriana; b) em Marechal Floriano, a culinária típica da imigração italiana e alemã e os seus diversos orquidários, que lhe conferem o título de “Cidade das Orquídeas”; c) em Venda Nova do Imigrante, o variado turismo rural, o ecoturismo e os fortes traços da cultura italiana, que atingem seu ápice na tradicional Festa da Polenta em outubro; e d) em Domingos Martins, a arquitetura alemã preponderante, o clima europeu, o turismo de aventura, os seus dois Festivais – o Internacional de Inverno (evento musical, com oficinas, shows e apresentações ao ar livre que ocorre entre 23 de julho a 01 de agosto) e o do Vinho (realizado de 09 a 10 de julho), além, é claro, da famosa Pedra Azul (foto), um afloramento de gnaisse, com 1822 metros de altura, rodeado de pousadas e bons restaurantes.

Embora seja bastante conhecida pelos capixabas, a Rota do Mar e das Montanhas não costuma ser explorada por nossos turistas. Além da natural preferência pelo sol e as praias do litoral, há um certo desconhecimento dos encantos escondidos nas montanhas. Não faz mal! O Rotas Capixabas está aí para isso.

1. Antigo nome da Estação Ferroviária Vila Velha – Vale, localizada no bairro Argolas, em Vila Velha, que liga Vitória a Belo Horizonte.

Siga o “Rotas” no Twitter e Instagram
Curta o “Rotas” no Facebook
Compartilhar este artigo:

Comentários

  1. 13 jun 2010

    Dá-lhe, Marçal! Até que enfim, hein? rs
    Que esse seja apenas o primeiro de muitos outros posts…
    O Rotas só tem a ganhar com a sua participação!

  2. 14 jun 2010

    Estou adorando os posts! E espero, um dia, conhecer todas as rotas desse Estado que aprendi a amar!

    Bj

  3. Nilton Sérgio
    18 mar 2011

    Quero formatar uma excursão com um grupo no qual estarão também pax de terceira idade para a rota mar e montanhas, saindoi aqui de minha cidade Nova Friburgo.
    Se possível, me envie contatos de agência e de guia de turismo para que juntos possamos fazer esse planejamento.
    desde já agradeço a colaboração ,colocando-me à sua disposição para colaborar com o serviço importantíssimo que presta através de sua página.
    abraço
    Nilton Sérgio

    • 19 mar 2011

      Oi, Nilton. Obrigado pela visita.
      Na verdade, o “Rotas” é um blog sem pretensões comerciais e, por isso, não podemos te ajudar muito com isso.
      Sugiro que você acesse o site http://www.descubraoespiritosanto.es.gov.br/index.php?id=/servicos/servicos.busca.php e pesquise pelos serviços turísticos que você procura.
      Mas não tenho dúvida que a Rota do Mar e da Montanha é um excelente roteiro para a terceira idade!
      Sucesso na excursão e, se puder, volte aqui para deixar as suas impressões da visita.
      Tiago

  4. wanderson
    02 ago 2012

    Não existem montanhas no Espírito Santo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.