Praça do Papa
Diz a lenda que, durante sua visita ao Brasil no ano de 1991, o Papa João Paulo II fez questão de conhecer a capital do Estado cujo nome era Espírito Santo. E no exato lugar onde ele celebrou a missa solene foi erguido um monumento em sua homenagem, demarcando definitivamente a área que, tempos depois, ficaria conhecida como Praça do Papa.
A Praça do Papa está localizada num das áreas mais nobres da Ilha, a Enseada do Suá. São quase 6.700 metros quadrados de área que incluem, além da Cruz Reverente ao Papa, o Memorial da Paz, uma trilha ecológica que leva a um mirante na Ilha do Papagaio, uma área de evento, parque infantil e dois restaurantes (Papaguth e Deboni’s, temas de outros posts aqui do “Rotas”). Atrás da cruz será construído o conjunto arquitetônico do Cais das Artes, um complexo cultural grandioso com teatro, museu, biblioteca e auditório.
A ambientação do lugar conta ainda com um deck de madeira, onde o visitante pode apreciar uma das mais belas vistas da Baía de Vitória, com o Convento da Penha e a cidade de Vila Velha ao fundo.