A maior novidade do turismo em Vitória: visita guiada ao Palácio Anchieta

publicado por Tiago dos Reis em 16 de maio de 2010
Compartilhar este artigo:

Palácio Anchieta

Numa aproximação mais ou menos controvertida, eu me arriscaria a dizer que o Palácio Anchieta está para Vitória assim como o Convento da Penha está para Vila Velha. Ele é, na minha opinião, o monumento histórico mais famoso e também o mais importante da cidade. Afinal, ele não é apenas a sede de Governo mais antiga do Brasil.  Ele é o nosso principal ponto de contato com o período de fundação da Vila de Vitória por estar construído sobre as ruínas do conjunto arquitetônico erguido pelos Jesuítas em 1551. Por isso nada mais justo que você comece a visita ao centro da cidade por aqui.

Completamente restaurado após quase cinco anos de obras, o Palácio Anchieta foi aberto à visitação pública pela primeira vez no ano passado. Capixabas e turistas podem agora conhecer o Palácio por dentro e observar de perto a beleza desse monumento. Há, inclusive, um espaço dedicado a eventos culturais que, volta e meia, recebe mostras e exposições de arte do mundo inteiro, como a mais recente sobre a obra de Michelangelo.

As visitas podem ser feitas de quarta a sábado, das 10 às 17h, e no domingo, das 10 às 16h, com agendamento prévio pelo telefone (27) 3321-3578 ou pelo e-mail agendamento@seg.es.gov.br. Somente no domingo é possível visitar a parte reservada à residência do Governador. Em média, a visitação – que é acompanhada por uma equipe de guias – dura 55 minutos de quarta a sábado e 1h30 no domingo. Ela inclui, ao final, a exibição de um vídeo de 11 minutos (que, em algumas partes, descamba para uma escrachada propaganda de governo) contendo um resumo da história do Palácio e de sua reconstrução no período recente.

Maiores informações podem ser obtidas no site oficial do Palácio Anchieta. Para os mais curiosos e interessados em aprofundar os conhecimentos históricos, foi disponibilizado um link para download de um livro editado especialmente para contar toda a história do Palácio.

No próximo post, falarei um pouco mais sobre essa interessante visita.

Siga o “Rotas” no Twitter e Instagram
Curta o “Rotas” no Facebook
Compartilhar este artigo:

Comentários

  1. Karol
    22 maio 2010

    Muito legal o blog! Ficou ótimo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.