#VitóriacomCrianças: o Projeto Tamar

publicado por Tiago dos Reis em 15 de janeiro de 2015
Compartilhar este artigo:

Você já deve ter percebido que a coisa aqui tá praticamente abandonada. 🙁 Não é falta de assunto, não. A lista de posts a serem escritos não pára de crescer. É falta de tempo mesmo. Nunca foi tão difícil conciliar o papel de pai, trabalhador, blogueiro e à-toa como agora!

Eu sei que tô devendo posts sobre Trancoso (Meu Deus!!! Eu ainda não terminei essa série!!!!) e sobre a nossa última viagem à Europa. Mas, por ora, a retomada do ofício vai ser para falar do que o Rotas verdadeiramente sabe falar: o Espírito Santo. Mais particularmente, sobre a capital, Vitória. Eu não poderia deixar passar mais um verão de dias ensolarados e perder a oportunidade de dar aqui uma sugestão de passeio bem legal para quem tem filhos: o Projeto Tamar de Vitória.

Projeto Tamar

A dica já não é tão nova assim. O Centro de Visitantes do Projeto Tamar de Vitória foi inaugurado em novembro de 2012. Mas a verdade é que pouca gente se deu conta disso (talvez pela falta de divulgação).

Projeto Tamar

Eu quero chamar a atenção para ela porque a visita é tão mão-na-roda e tão recheada de atrativos que entra fácil-fácil na lista de atrações imperdíveis para crianças na ilha.

Projeto Tamar

A base foi instalada na Ilha do Papagaio, anexa à Praça do Papa, região central da cidade. Segundo informações de um funcionário que trabalha por lá, a ideia é que esta seja uma das maiores bases do Projeto em todo o Brasil devido ao grande fluxo de pessoas. Mas o crescimento será progressivo e auto-sustentado. Por isso, o centro estará em constante ampliação.

Projeto Tamar

Na primeira visita que fiz, logo na abertura, havia apenas 2 tanques de tartaruga e nem lojinha existia. Hoje, além da lojinha (inaugurada em maio de 2014), os tanques receberam uma cobertura para maior conforto dos visitantes, mais 1 tanque foi aberto e a construção de mais 2 outros já foi sinalizada (espera-se que eles sejam inaugurados até o final do ano).

Projeto Tamar

Projeto Tamar

Projeto Tamar

A entrada custa R$6,00 (inteira) e R$3,00 (meia). Crianças até 5 anos não pagam. Ao longo do dia ocorrem visitadas guiadas por monitores que falam sobre a conservação das tartarugas marinhas no Brasil, a biologia das espécies, e sobre os principais locais de desova das tartarugas no Espírito Santo.

Mas, sem dúvida alguma, o mais legal para os pimpolhos é a alimentação assistida e a soltura de tartarugas.

Projeto Tamar

A primeira é uma iniciativa especial para as férias de janeiro e acontece todos os dias às 16:00. As crianças ajudam os monitores a alimentar as tartarugas nos tanques.

Já a soltura é uma ação permanente (o objetivo maior do Projeto é o de reinserção das tartarugas em seu habitat), mas depende de confirmação. Nela, um monitor convida os visitantes e assistir ao momento em que a tartaruga é devolvida ao mar.

Projeto Tamar

Aproveitando a beleza da paisagem ao redor, o Centro de Visitantes conta também com um mirante de onde se tem essa vista da baía de Vitória:

Baía de Vitória

Baía de Vitória

Aliás, o entorno do Tamar é o que o torna uma mão-na-roda para passear com as crianças. Você pode aliar a visita ao Projeto com um almoço em um dos 2 restaurantes da Praça do Papa (o Papaguth – mais caro – ou o Pilão) ou no vizinho Hortomercado, fazer uma visitinha ao memorial da Praça do Papa (e saber o porquê do nome), caminhando no seu calçadão com vista privilegiada para o Convento da Penha e, ainda, passar algum tempo com as crianças no playground à beira-mar na prainha que fica bem em frente à Praça.

Projeto Tamar

Projeto Tamar

Projeto Tamar

Em breve, as atrações desse roteiro ganharão a honrosa companhia do Cais das Artes que, quando inaugurado, será o maior museu da cidade. A gente só precisa de muita reza e oração pra que essa obra seja finalmente concluída! 😉

Informações úteis:

Endereço: Av. Nossa Senhora dos Navegantes, nº 700A
Telefone: (27) 3225-3787
E-mail: tamarvitoria@tamar.org.br
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 8:30 às 17:00 horas.

_______________________________

Siga o “Rotas” no Twitter e Instagram

Curta o “Rotas” no Facebook

Siga o “Rotas” no Twitter e Instagram
Curta o “Rotas” no Facebook
Compartilhar este artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.