Santa Cruz: o passeio de escuna pelo Rio Piraqueaçu

publicado por Tiago dos Reis em 19 de fevereiro de 2017
Compartilhar este artigo:

No último post que eu publiquei aqui no Rotas, eu apresentei algumas boas razões para você incluir Aracruz no seu radar turístico ao decidir vir para o Espírito Santo. Como eu disse, a cidade “abriga um dos mais belos e mais preservados conjuntos de praia do litoral capixaba“.

Eu ainda pretendo explorar um pouco mais a cidade para, quem sabe?, organizar uma série especial com todas as informações e dicas que você precisa para visitá-la (tal qual eu fiz com Itaúnas, Pedra Azul e Santa Teresa). Enquanto isso não acontece, vale a pena apresentar, pelo menos, o passeio mais famoso da região: o passeio de escuna pelo rio Piraquê-Açú, na vila de Santa Cruz.

Seja para quem planeja um bate-volta a partir de Vitória (como eu recomendei aqui), seja para quem visita a cidade de Aracruz, o passeio de escuna pelo rio Piraquê-Açú deve estar no seu roteiro. É um passeio bem bonito e ótimo para se fazer em grupo, especialmente quando se tem crianças.

Para quem não sabe, Santa Cruz já foi um porto fluvial importante do Espírito Santo e uma das portas de entrada dos imigrantes italianos. O rio Piraquê-Açú, que deságua ali, nasce em Santa Teresa e, até hoje, é navegável em quase toda a sua extensão.

Nesse passeio, a gente sobe pela foz do Rio Piraquê-açú por cerca de 30 minutos até o ponto onde há uma plataforma flutuante (chamada de “bar flutuante” pela tripulação). O cenário, depois que a vila de Santa Cruz é deixada pra trás, vai se tornando uniforme, tomado pelos mil e um tons de verde da vegetação do manguezal nas margens.

Temos aí o maior manguezal do Espírito Santo e um dos maiores do Brasil. A paisagem é belíssima, com a natureza praticamente intocada.

Na plataforma flutuante, a escuna atraca para que os passageiros possam tomar banho no rio. É a hora da farra.

Meia hora depois, a embarcação segue pelo mesmo percurso até o fim do passeio.

O passeio tem duração de 2 horas. Embarca-se e desembarca-se em 2 pontos: no píer anexo ao Restaurante Mocambo, na vila de Santa Cruz; ou, do outro lado da foz do rio, no início da Praia de Coqueiral, com acesso pela estradinha de terra que fica bem ao lado da entrada do Coqueiral Praia Hotel, na Rodovia ES 010.

Píer do Restaurante Mocambo

A principal vantagem de se embarcar no primeiro ponto é começar e terminar o passeio dentro da vila de Santa Cruz, dispensando o deslocamento de carro que a primeira opção exige (a Praia da Sauna fica na margem oposta do rio, em frente à vila de Santa Cruz).

Por sua vez, a vantagem de se embarcar no segundo ponto é pegar a escuna vazia, garantindo seu lugar no espaço que você achar mais interessante. O “interessante” aqui é totalmente subjetivo. A maioria prefere a frente por causa das fotos a la Titanic. Mas, exatamente por isso, é onde fica mais tumultuado. Eu, ao contrário, preferi ficar na parte de trás da embarcação, que é coberta e tem mais assentos.

Seja qual for a sua opção, eu recomendo fortemente que você encaixe – na ida ou na volta do passeio – um almoço no Restaurante Mocambo. Além da vista privilegiada para a foz do rio Piraquê-açú, o Mocambo serve uma das melhores moquecas capixabas do Estado.

Para completar o dia de passeio pela região, veja as dicas que eu dou nesse post.

Informações úteis:
1) Quem opera o passeio de escuna é a empresa “Princesinha do Mar”, que pode ser contactada pelos telefones 27 999 851 964 ou 27 3250 1941.
2) Em abril de 2017, o preço do passeio por pessoa era R$20,00. Crianças até 5 anos não pagam.
3) Os passeios saem de 2 em 2 horas, começando a partir das 10:00 e terminando às 16:00. No entanto, para confirmar a saída, exige-se no mínimo 10 passageiros. Por isso, é bom ligar antes para sondar a saída.
4) Somente bebidas são vendidas na embarcação. Nada impede, porém, que você leve o seu próprio lanche.
5) O uso de filtro solar e repelente é fortemente recomendado.
6) Como todo passeio de escuna, tem música ambiente durante todo o trajeto. Se a música é boa ou não, vai depender do seu gosto. 😉

_______________________________

Siga o “Rotas” no Twitter e Instagram

Curta o “Rotas” no Facebook

Siga o “Rotas” no Twitter e Instagram
Curta o “Rotas” no Facebook
Compartilhar este artigo:

Comentários

  1. Thiago
    23 out 2017

    Excelente a matéria, muito boa mesmo, só tem uma mínima correção, o passeio de escuna é R$ 30,00 por pessoa.

    • Anônimo
      17 fev 2018

      Conserta isso pra mim por favor , esta me causando problemas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.