Pousada Villa Theodora: o que já era bom ficou ainda melhor

publicado por Tiago dos Reis em 07 de fevereiro de 2019
Compartilhar este artigo:

villa theodora

A Villa Theodora não é novidade aqui no Rotas. Eu já havia recomendado a pousada em 2 ocasiões por aqui: tanto no post-oficial com recomendação de hospedagem em Santa Teresa, quanto no post-relato da minha segunda visita à cidadezinha.

Do primeiro post para o segundo passou-se 1 ano. Nesse breve período, eu já enxergava uma certa decadência no ambiente da pousada, tanto que relatei a dificuldade de se estabelecer contato com eles e o pouco capricho do café da manhã. A impressão foi reforçada 1 mês depois com o comentário deixado por uma leitora, a Beatriz, relatando a sua experiência negativa por lá:

pousada villa theodora

Mas isso não foi tudo. Tempos depois desse comentário, eu tive a oportunidade de vivenciar na pele o que a Beatriz sentiu. Numa viagem que fizemos com amigos para Santa Teresa, nos hospedamos na Villa Theodora e a sensação foi mesmo de abandono. Os quartos já demandavam uma boa reforma e a assistência continuava fraca, para não dizer inexistente. O cúmulo foi quando a gente percebeu que, na segunda noite, não havia um único funcionário na pousada para fornecer auxílio aos hóspedes. Não fomos avisados disso e nem recebemos um número de telefone para contato de emergência. Para esticar a conversa depois que voltamos do jantar na Rua do Lazer, a gente precisou, literalmente, invadir a cozinha para achar um abridor de vinho e pegar emprestado as taças.

Reserve seu hotel em Santa Teresa usando o Booking.com

Essa mudança de rumo na administração da Pousada merecia um registro naquele post-oficial. Mas, por lapso ou por falta de tempo de parar e atualizar os posts das séries especiais, isso nunca foi feito e eu me culpo por isso. Não quero nem imaginar o tanto de gente que pode ter tido a sua expectativa frustrada pela minha recomendação. Prefiro pensar que isso não aconteceu.

De todo modo, esse post aqui é para celebrar – desta vez, a tempo – uma nova mudança de rumo da pousada. Desde o final do ano passado, a Villa Theodora está nas mãos de novos donos que, thanks God!, estão levando a sério todo o potencial que ela tem.

villa theodora

Antes de mais nada, eu preciso dizer que sou um pouco suspeito para falar dos novos donos da Villa: o casal Sérgio e Cláudia. Eu conheço a Cláudia há alguns anos por uma razão bem especial: antes de se mudar para Santa Teresa, ela era coordenadora pedagógica na creche da minha filha, a Maria, e sua neta, a Nalu, era a melhor amiga dela. Por isso que foi uma surpresa quando a gente ficou sabendo da mudança. Uma surpresa que começou triste pelo afastamento da Nalu, é fato, mas que logo foi compensada por um certo ar de satisfação ao saber do motivo da mudança: junto com os 2 filhos (Mariana e Rafael) e a netinha Nalu, eles compraram a Villa Theodora e resolveram se mudar para lá pra se dedicar integralmente à Pousada.

Eu acompanhei de longe (pela conta da pousada no instagram) a chegada da família à Villa e as mudanças que eles já realizaram. O investimento inicial foi na recuperação da estrutura do prédio principal e na renovação do ambiente dos quartos, que agora contam com camas king size, roupas de cama e toalhas novinhas em folha.

villa theodora

Algumas suítes ganharam uma pequena varanda, com direito àquela “rede preguiçosa pra deitar”.

A mudança estrutural mais significativa até agora foi a construção de um deck, anexo ao restaurante, debruçado sobre a vista do lago que fica dentro da propriedade.

villa theodora

Mas o plano da família é ampliar ainda mais o espaço útil da pousada. Eles pretendem aumentar o número de suítes disponíveis com novos chalés, abrir uma cafeteria numa casinha de madeira que fica ao lado do prédio principal (que está quase pronta) e, ainda, inaugurar uma cervejaria bem na entrada da pousada (já em construção).

A pousada foi reaberta em maio do ano passado. Mas foi só agora, um ano depois, em mais uma viagem improvisada com amigos, que eu pude ver de perto o “renascimento” da Villa.

Foi particularmente reconfortante saber que a Villa Theodora está finalmente sendo bem cuidada. E não falo só pelo “banho de loja” que a pousada levou. Falo principalmente pelo capricho e pelo envolvimento de toda a família em cada detalhe da Villa.

A Cláudia, por exemplo, cuida do restaurante da pousada com o mesmo carinho e afeição que a gente a via cuidando das crianças na creche. O restaurante é aberto ao público e funciona para almoço e jantar nos finais de semana e feriado:

villa theodora

Da cozinha da Cláudia sai gostosuras como esse risoto de linguiça caseira com amêndoas:

E também quase todas as delícias que ela serve no café da manhã (algumas são adquiridas de produtores da região):

villa theodora

No meu primeiro post sobre a pousada, eu já lamentava o pouco caso com o café da manhã numa região farta de produtores rurais. Agora, um pouco dessa fartura está sendo servido à mesa.

A Mariana, filha da Cláudia e mãe da Nalu, cuida das reservas, da assistência aos hóspedes, do serviço no restaurante e das redes sociais da pousada. E faz tudo isso com a mesma doçura e simpatia com que a gente a via no dia-a-dia dos pais na creche.

O Sérgio, velho entusiasta do turismo de Santa Teresa (ele já foi Presidente do Convention e Bureau da cidade), cuida das finanças e da administração geral da pousada. Mas até papel de recreador ele faz. Ele adora levar as crianças para viver um estágio de vida no campo: dar comida aos patos e galinhas, fazer compostagem, caçar minhocas e pescar no lago.

villa theodora

Foi dele a ideia e a execução de uma “noite de marshmallow na brasa” que foi a alegria da criançada que estava hospedada lá no final de semana em que fomos!

Já o Rafael, o outro filho do casal, auxilia a Cláudia na cozinha e, em breve, deve comandar a produção da cerveja da pousada, aproveitando todo o seu conhecimento de cervejeiro profissional (ele fez curso em Blumenau).

Para quem conheceu a pousada em seu triste ocaso, vê-la renascendo com tamanho cuidado e capricho é um verdadeiro alento. Num breve bate-papo que eu tive com o Sérgio, eu soube de todos os planos que a família tem para tornar a Villa Theodora ainda mais atrativa. Mas o que foi feito até aqui justifica que eu mantenha a recomendação que eu fiz no primeiro post: a Villa Theodora é a melhor opção de hospedagem em Santa Teresa para quem tem crianças. E, agora, sem receio de causar frustrações em meus leitores.

Eu recomendei a Villa Theodora numa época em que ela apresentava alguns sinais de decadência e descaso. Por isso mesmo, eu não poderia deixar de fazê-lo num momento em que ela finalmente ressurge tão bem cuidada e aproveitando todo o seu potencial.

A diária na Villa Theodora, em maio de 2019, era R$300,00. Crianças até 10 anos não pagam. Acima disso, há um acréscimo de R$130,00 no valor.

Informações úteis:

Pousada Villa Theodora

Endereço: Estrada para Aparecidinha, Km 2 – 5, Santa Teresa/ES

Telefone: 27 99938-0553 (whatsapp) e 27 2235-8128

Leia todos os posts sobre Santa Teresa aqui

Siga o “Rotas” no Twitter e Instagram
Curta o “Rotas” no Facebook
Compartilhar este artigo:

Comentários

  1. 06 ago 2019

    Nossa realmente é uma belíssima pousada adorei seu poste.

  2. Brenda
    09 ago 2019

    Obrigada pela dica! com certeza iremos nos hospedar la com nossas filhas! Valeu Tiago

  3. Anamélia
    09 set 2019

    Adorei! Já deu vontade de conhecer!

  4. Darcy Henrique Pelissari
    30 out 2019

    Após ler a belíssima matéria escrita pelo Tiago resolvemos passar um fim de semana na Pousada Villa Theodora. Foi simplesmente maravilhoso! Pousada confortável, bem cuidada e com um café da manhã gourmet espetacular. Nada como os donos para cuidarem com carinho do negócio. Sérgio nos ofereceu um vinho muito gostoso e que ele mesmo produziu. Mariana, sua filha, é muito simpática e atenciosa. Recomendo!

  5. Erika
    05 set 2020

    Suas dicas são ótimas Thiago. Quando quero me hospedar procuro ler suas recomendações.

  6. Sharleni Barcelos Paulino
    06 out 2021

    Estou pretendendo ir com minhas crianças a Santa Teresa e, esse post está sendo muito relevante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.